Translate

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Astrolog 2 - Arae e Centauro

astrolog 2- 22 de Junho de 2009 Entre 21:00 e 23:30
Celestron 70mm com ocular de 20mm
Seeing +-
Rio de janeiro - Observatorio Nuncius Australis




Arae


Apesar da lua nova o seeing não era grandes coisas. O horizonte sudoeste apresentando muita bruma. Apesar disto algumas novidades . Pesquisando Ara , uma constelação das menos visitadas.

Alpha Arae- Estrela luminosa logo abaixo do anzol em Scorpius . Bem branca , facilmente visivel a olho nú. Serviu como ponto base para pesquisar a constelação.

Ic 4651- Aglomerado aberto bem proximo a Alpha Arae .Contei entre 8 e 11 estrelas . Sem maiores atrativos.

NGC 6397- Pequeno aglomerado globular . Percebia melhor com “ averted Vision” . Com a visão direta parecia uma estrela que não dava foco. Descoberto por Lacaille (LacIII-11). Possivelmente o aglomerado mais próximo. Mag.5.7 . Não se engane , dificil devido a PL.



Centauro
Alpha Cenaturo-Dupla . Se divide para olhos treinados em 50 vezes. Usei para calibrar o finder, que estava totalmente estrábico. Arae tinha me obrigado a muitos malabarismos.

NGC 5617 Agomerado proximo a Alfa Centaurus . Contei 12 estrelas com visão direta e um pouco mais com “averted vision”.Parece um pouco com um rosto tosco.



NGC 5662 – belo aglomerado aberto à 4º 19´de Alfa Centaurus.Uma pequena arvore de natal . Não percebo cores .Estrelas meio sépia. Mais como uma escala de cinza.contei 8 estrelas com visão direta. Estrela dupla na base da arvore. Bem interessante.

P.S
Celestron 75mm
17 junho 2009
Por volta de 00:00
NELM 4-

Al nair (alpha grus) estrelabastante brilhante , vista com 10mm + barlow. Bom foco.

Atria ( alpha triangulo australe)- Bela estrela alaranjada. Pode se ter no mesmo campo gsc 9274;4090 , estrela fraca porem bem branca causando uma boa referencia de cor.

NGC 6025 - Contei mas de uma dezena de estrelas, sem variaçaão de cor. bastante grande Se espalha por cerca de 1 grau.Talvez um pouco mais.um dos grupos forma como uma coroa. Mag 5

2 comentários:

  1. Gostei imenso do blog! Interessantíssimo e mostra que é possível fazer astronomia a partir de nossas janelas. Bravo, Vítor, pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Opa, parabéns pelo blog....acompanho sempre as atualizações e quando possível faço as observações aqui tb...Uso aqui um GSO 305mm...

    ResponderExcluir