Translate

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mini maratona Messier de inverno.

A semana tem apresentado um péssimo seeing noite ápós noite.
Portanto o Observtório do Nuncius tem trabalhado mais de forma virtual.

Tenho passado a noite planejando uma maratona messier especial para o inverno Austral.
Algumas ferramentas e este artigo vão permitir a você realizar uma belo tour pela via lactea e arrematar varios objetos messier em uma unica noite.
Primeiro você vai começar por Scorpius e localizar M4 , M6 , M7 e M80. As referencias para isto estão na postagem " Scorpius - Grande Constelação Austral".
A seguir você segue para Sagitario. Localizada em deção ao centro da Via Lactea.
Sagitario é uma das mais ricas constelações do céu. Se pode ver a via lactea cruzando a constelação . Sua area mais densa marca o centro da Via lactea que se encontra à 25000 anos luz a frente. Lá vive Sag.* . Um massivo buraco negro que domina o centro de nossa Galaxia. E uma vasta coleção de objetos Messier.







Vamos iniciar pelos aglomerados globulares. Cabe destacar que alem dos Aglomerados de Messier Sagitarios possui mais de 20 globulares.
M22- Seguramente o mais glorioso .É simplesmente o terceiro aglomerado mais brilhante dos céu. M28 é algo como um primo pobre de M22. Ambos se encontram proximos a Kaus Borealis.
Já M54 ,M69 e M70 se encontram ao longo de uma linha imaginaria que liga Kaus Australis a Zeta. Todos com mag. ao redor de 8.
Agora vamos as nebulosas que abundam em Sagitario.Imaginem sagitario como um bule no céu. A fumaça que sobe é a Via Lactea e ao longo desta se encontram as nebulas aqui descritas.Fluindo a partir de Alnasl , a primeira a ser encontrada é M8 , a nebulosa de Lagoa. Um grande berçario estelar que só é ofuscada pela grande nebulosa de Orion.
Brilhando com mag. 6.0 é visivel a olho nu de um local escuro como uma fraca névoa.

Um pouco mais ao norte e um pouco mais tenue se encontra M20. com setima magnitude e´conhecida como nebulosa trifida. É visivel de binoculo porem se faz necessario telescopio para se percber as manchas escuras que lhe batizam.
M17 é ultima nebulosa de Sagitario ao norte de mu. Conhecida como a nebulosa Omega o do Cisne brilha com sua 6a magn..

Já em Serpens na fronteira com Sagitario esta M16 a nebulosa da Aguia , local de uma famosa foto feita pelo Hubble. Os pilares da criação.Brilha em sexta mag..

Por fim você vai percorrer os aglomerados abertos. M21 se encontra bem proximo a M20 e brilha com mag.5.9. M 18 se encontra logo ao sul da nebulosa omega. E logo ao sul de novo se encontra M25. M23 se encontra a oeste.
Por fim M24 é um campo estelar com mag. 11.Conhecido tambem como pequena nuvem de Sagitario

Seguindo o plano de minha mini maratona vamos encerrar em Escudo. Aqui vamos observar M11 um dos mais belos aglomerados abertos de todos . Conhecido tambem como "The wild duck cluster"fica próximo a beta do Escudo. Para facilitar a realização da maratona recomendo que você consiga um bom atlas estelar e um programa de astronomia bom . Eu recomendo o Stellarium .(disponivelna seção de links do Nuncius. Open Code)


Mandem comentarios a respeito de seu desempenho e informaçãoes nesta pequena maratona invernal.

Um comentário:

  1. A maratona foi bem sucedida. Apesar de não ter conseguido ver todos os objetos aqui propostos´. Entretanto foram observados os sequintes objetos messier ao longo do inverno . Na Verdade em uma unica noite.M4,M80,M22,M28,M70,M71,M23,M24,M25,M39,M11,M8,M20 e M17.Este Ensaio de Maratona foi realizado em 7 e 8 de Setembro.Armação dos Buzios . Com Binoculo 17x80.

    ResponderExcluir