Translate

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Teste de Equipamento -Celestron Firstscope 70mm


Firstscope 70mm Celestron
O Celestron é um refrator de 70mm . Sua distancia focal é de 900mm logo apresenta a razão focal de  F13 . Acompanham duas oculares de 20mm e 10 mm .Estas vão gerar uma magnificação de 45x e 90x.
Existe também a versão 90 mm.
È uma agradável surpresa .Apresenta uma boa relação custo beneficio.
Foi meu primeiro telescópio me permitiu conhecer o céu como nunca imaginei possível.
Apesar de certas  limitações me permitiu ver mais maravilhas que imaginava.
Não percebi aberração cromatica mesmo em objetos bem claros . E mesmo com as oculares originais ele apresentou uma imagem bastante boa ao longo de todo campo ocular. Nas bordas se percebe alguma distorção mas nada que chegue a incomodar.
Na verdade me ensinou as maravilhas e prazeres do “star hooping”. Um clássico. Chegar não importa , o importante é o caminho.Vi muita das belezas que se podem ver com a configuração.
O Celestron é um aparelho bem realizado , se considerando o seu custo, que atende a diversas funções.
O foco se realiza através de um sistema de cremalheira e apresenta um curso de cerca de 30 cm.
O seu buscador é através de um led. È bastante fácil de se ajustar através de dois botões situados no próprio finder. Posteriormente substitui esta por uma buscadora ótica 9x50 mm. Isto torna a localização de DSO,S ( especialmente em locais de forte PL) mais facíl. Foi necessário realizar nova furação no tubo. 
A suas oculares poderia ser melhores. Ao tentar observar Júpiter com a ocular de 10mm e uma barlow 2x( não acompanha o aparelho) e ele não suportou. Porem funcionou melhor com estrelas duplas.A imagem de Júpiter não obteve foco. Porem o seeing estava ruim e Júpiter baixo no horizonte.Merece mais uma chance.( posteriormente consegui utilizar aumentos de 180 X regularmente. )
De qualquer maneira eu recomendo que voce adquira uma ocular Plossl. Isto vai melhorar em muito a qualidadad das imagens que vai ver. Se gostar de observação planetaria é melhor também comprar uma ortoscópica. A ocular de 20mm é razoavel. A de 10mm deixa a desejar.
Depois parti em busca de Omega Centauro . Não chega a resolver estrelas porem se vê claramente o enevoado , parecendo uma pequena bola de algodão .Melhor observado com baixa magnificação.
A seguir a Caixa de Jóias próximo a Beta Crux.Resolvendo muitas estrelas com ambas as oculares.
Diversos objetos Messier foram avistados. Na verdade todos os Messier que procurei com ele foram avistados. Uns mais outros menos...
A montagem é equatorial. Funciona .Poderia ser mais estavel pois em caso de objetos muito tenues é dificil se obter um bom foco de primeira. Melhor não utilizar na maxima extensão. Quanto mais baixo melhor.
Quanto a astro fotografia : Realizei boas fotos da Lua . Registros toscos de deep sky . Com método afocal. 
Bom produto. Excelente first scope. Posteriormente adaptei a OTA na minha EQ 3 e realizei boas fotos em foco primario. é necessario utilizar minha barlow ( sem a lente o com ela) como um adaptador.Ou comprar um adaptador universal com rosca tipo T ( M 42) .http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=93625 Não possui rosca no porta ocular  Na verdade este conjunto se mostra muito estavel e é um bom conjunto para se iniciar em  astrofotografia. 

P.S. Claro que vi anéis de Saturno (90x) , luas de Júpiter, fases de venus e etc...
Algum tempo depois obtive fotos bem razoaveis utilizando um tripé mais estavel... E outras oculares...

Pontos fortes:
Preço
Tubo Ótico

Pontos fracos:
Tripé e cabeça equatorial , ocular 10 mm

P.S. Atualmente ( 2012) a Celestron tem disponibilizado as séries Astromaster e Powerseeker que atingem o mesmo nicho ao qual pertencia  serie firstscope. Os produtos são muito similares. A serie Powerseeker é um pouco mais clara (F 10)

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=21037

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=21061&Telescopio-AstroMaster-70AZ-Refratores

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=21048&Telescopio-Refrator-PowerSeeker-80EQ-Refratores



Nenhum comentário:

Postar um comentário