Translate

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Astrolog #007


Astro log de 1º a 9 de Agosto 2009.

Período pouco produtivo devido a presença constante da Lua e do tempo nublado.
O Nuncius esteve na Armação dos Búzios em trabalho de campo para o projeto J.E.S.S.Apesar do mal tempo realizou algumas observações. Na verdade a única coisa interessante foi Júpiter que resistia à forte concorrência da lua.Nunca observei a Caixa de Jóias tão pouco definida , nenhuma cor e somente 4 estrelas com visão direta.
Como foi um evento festivo na Armação Júpiter fez bela presença junto aos convidados ; assim como a Lua .Albireo visitou o ocular também. Scaneei em Cisne .Sem sucesso.Tudo “free hand”(sem mapas nem computador).
O maior evento do período foi a busca pôr uma buscadora (perdão pela redundancia) para fazer parceria ao led do Telescópio do Nuncius.
Após a destruição de um pequeno binóculo de ópera o Nuncius construi uma pequena luneta com 30mm e 4x de aumento.
Posteriormente foi fixado ao telescópio um outro pequeno binóculo .
As custas de algumas estripolias com arame e cunhas de madeira.se tornou uma buscadora para o Nuncius.
A seguir as primeiras luzes de minha nova buscadora. Ela é uma buscadora das mais modestas .
Gostaria de acreditar que em céus mais escuros ela venha a tornar-se mais util. Preciso desenvolver uma cruzeta para melhorar seu alinhamento. No momento funciona em conjunto com a buscadora à led.Bastante imprecisa. Mas ajuda.(Posteriormente fiz uma cruzeta ,que ainda que tosca melhorou o aparelho em 100%). Vide fotos abaixo

7 de Agosto- a buscadora é instalada e afinada com o led searcher e a ocular.
O tempo nublado não permite observações.

Dia 8

Alpha centauro- Não se divide no novo buscador . Foram feitas observações com intervalos de meia hora, A partir de 18:30.

Rubiacea (Crux)- Também não se percebe a companheira(dupla ótica)na buscadora. Maria Clara , astrónoma mirim, percebe as cores.Uma vermelha grande e uma pequena azul.Com seis anos só consegue observar com a ocular de 20mm . Não “acha” a ocular de 10mm.

Acrux-Não se divide na buscadora.Porém permite um bom alinhamento na ocular

Ngc 5617-Vislumbrada as 18:30 com a ocular de 20mm .Diversas estrelas com visão periférica.Nada na buscadora.

Caixa de Jóias- Bonita .Bom seeing.12 estrelas facilmente visíveis.Muitas cores.Aparece como uma pequena estrela na buscadora . O céu ainda bem claro (+- 18:30).

Júpiter – se vê as 4 luas . Nascendo a oeste. Na Buscadora talvez eu vislumbre Ganimedes. Novamente bem cedo e baixo no horizonte.

Às 21:30 ,já de Binóculo 15X80, consegui avistar Omega Centauro baixo no horizonte sudoeste . Ainda que bem tênue , ele consegue resistir a poluição luminosa e se mostra como uma grande area enevoada.Valente luta contra a luminosidade crescente na encosta do Dois Irmãos.

Ps: O binóculo da Buscadora é um Binoculars(Preço : 25 reais na Casa Reis ). O que foi metamorfoseado em luneta , Made in China sem marca. Comprado com defeito em Búzios Por 20 reais.O Nuncius apresenta uma nova matéria em seu curso: Astronomia Econômica 101

Nenhum comentário:

Postar um comentário