Translate

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Astrolog #008

Astrolog 3 de setembro de 2009

Equipamento –Binóculo 15-54x80mm

Locação Arraial dos Búzios ,R.J.

18:00 Jupiter- Mesmo ao lado da lua quase cheia e em meio ao twilight , é enorme. Nenhuma lua .Mais tarde percebi 1 ( provavelmente Ganimedes)
18:15- Mercurio avistado a Oeste abaixo de Spica . Mag 0,73.
Acendeu as 18:10 rapidamente percebido.
Arcturus , Spica ,Altair e Vega Bem visiveis. Deneb só mais tarde.
M7 e M6 – facilmente localizados na cauda de Scorpio.M7 a olho nú . De qualquer forma bastante simples partindo –se de Shaula. M7 é um mar de estrelas e M6 é mais delicado porém belissimo também. Merece o nome de aglomerado da borboleta (Shaula forma um belo par com Lesath no mesmo campo)
Acrab – se dividem porem sem muita cor. Bem proximas Acrab 1 muito maior e mais brilhante.
M4 – fácil porem bem apagado.
M80- mais dificil porem avistado com certeza por volta da 19:00.Partindo de Antares passe por sigma scorpio e em seguida por Omicron . Em uma linha imaginaria em direçao a Acrab, pouco depois de Omicron estará M80 .
Omega Scorpio-Dupla facilmente separavel.Mesma cor.
Zeta scorpio – Dupla (como quase tudo em scorpio)
Ngc6231-Belissimo aglomerado com muita nebulosidade . Merece destaque em uma constelação cheia de “estrelas” mais conhecidas. Facimente localizavel a partir de zeta.
Mu scorpio-Dupla.
M25-Belo porem não se define claramente algo enevoado.Melhora ao se aumentar a magnificação(zoom).Localize M22 e caminhe em direção ao norte.
M22- facilmente localizavel com estrelas em forma de um triangulo escaleno a direita do ocular.Se revela facilmente. Comece em Kaus Borealis e vá para o norte.
M28-Facil delocalizar ainda que tenue. Bem proximo a Kaus Borealis.
M8- A coisa mais próxima de M42 que voce vai ver no inverno.Belissima nebulosa. Vai junto o aglomeradoNGC6530 .Localize Nunki (sigma sagitário) e siga em direção a Kaus Borealis (lambda sagitario) prosiga esta mesma distancia mais uma vez e chegará até M 8
M21-Belo aglomerado aberto. Parta de M28 e boa sorte...Ou a partir de M8... A partir de M8 é bem mais facil. Em uma Boa noite voce vai ver também M20 na Região.
M69 – Muito tenue. Usei visão periferica. Partindo de kaus australis e seguindo um arco de estrelas .Dificil de se vislumbrar.
M23- belo aglomerado aberto. Muitas estrelas.achei meio que ao acaso.Confirmei através do Stelarium. Tenho quase certeza de ser o próprio. Foi o ultimo objeto observado. O tempo nublou rapidamente. Cerca de 23:15.

Diversos asterismos interesantes.( O arco a partir de Kaus Australis e o “triangulo” de M22. Triangulo de inverno(Deneb , Vega e Altair)

Belissima sessão de observaçao em um horario bem razoavel. Com Diversos intervalos . Observar com o binoculo é mais veloz que com o telescopio porém não apresenta a mesma magnificação.Porem o meu binoculo se revela melhor que meu telescopio para objetos mais tenues.E a navegação é bem mais simples. Para duplas e para observação planetaria o telescópio é melhor.Em aglomerados se pode resolver mais estrelas com o Telescopio, porem se perde a nebulosidade.Globulares melhores no binoculo.
Apesar da lua quase cheia o “body count” foi otimo.

No dia 7 foram avistados quase todos os objetos listados acima e mais.

M20 – A nebulosa trifida . Nesta noite antes da lua nascer se vislumbra a nebulosa propriamente dita . Ainda que sem se notar as faixas escuras que a batiza.

M16 – A nebuosa da aguia . Grande .Bem brilhante.Bela nebulosa . cercada por estrelas fracas.

M71 – Em Sagita( a seta) tenue . O agomerado globular necessitou de um bom tempo para ser avistado . Mesmo assim só o percebi com visão periférica.

M29- Facil Em Cignus.Bem proximo a estrela Sadr.

Localizei um interessante asterismo entre cignus e Lira . Me pareceu um aglomerado aberto. Forma de tridente . Não achei nada a respeito em todas as minhas fontes.Batizei de Bz 2 ( Catalogo J.E.S.S 22). Achei enquanto buscava por M56 .( o qual não localizei.)

Em Scorpio poximos a M7 e M6 observei dois aglomerados abertos menos conhecidos . bem Proximo a M6 esta NGC 6425. E mais proximoa Shaula NGC 6400.

Um comentário:

  1. Com esta observação quase todos os objetos propostos no Projrto "mini maratona messier" postado entre 5 e 12 de julho Foram avistados. Todos os objetos avistados estão em comentario no artigo. (nos Arquivos do Nuncius)

    ResponderExcluir