Translate

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Catalogo J.E.S.S de Objetos Estelares -cap 3

Os Céus Austrais.

Dom João faz uma rapida passagem por Lisboa a caminho do Brasil.
Quase totalmente incógnito .
Da casa de seu irmão ele organiza sua partida. Ele imagina sua ida para o Brasil como uma grande jornada cientifica. Jamais como uma fuga. Seu irmão atua junto ao Rei para lhe conseguir um posto junto a paróquia da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Dom João é um homem de seu tempo. Ele imagina a ciencia como um todo. Tinha profundos interesses em astronomia, botanica , antropologia , geografia.
A filosofia natural era uma ciencia exata.Racional. Ele acreditava piamente em uma visão mecaniscista do universo. Queria descobrir as leis que o regiam.
Mas também acreditava muito na intuição , era um cientista mas tambem um poeta. Acreditava em um forma incipiente de filosofia natural. De certa forma proxima a escola que viria à se constituir na Alemanha de Goethe. Naturphilosophie,que sugeria uma ponte entre o racional e o intuitivo para se entenderem os fenomenos.Assim como sugerido por Schelling, acreditava que uma unidade subjacente a todas as coisas que o homem jamais vai discernir sómente pela lógica. Mas mantinha também forte apego ao método cientifico e era rigoroso em suas pesquisas.
Procurava reunir a maior quantidade possivel de instrumentos para a mesuração cientifica. Telescopios , bussolas, astrolabios , compassos dos mais diferentes tipos. E uma vasta biblioteca para levar saber até as almas que se encontram tão longe.
Pensava nos indios que poderia catequizar. Pensava também nas indias desnudas.
Após um ou dois meses ele estava pronto. A situação se tornava insustetavel e ele já tinha lapidado seu irmão até o limite.
Sua partida se deu Lisboa com duas carroças onde levava seu mundo com ele. Depois de longa viagem até o Porto de La Coruña ele é embarcado como capelão e partem rumo as ilhas Canarias , que seriam sua primeira escala
Era uma noite de lua nova e as estrelas indicavam o caminho . Ele partia rumo ao sul.

Halley passou por lá . La Caille também . Mas ninguem sentou base . Halley foi para Santa Helena e La Caille na Cidada do Cabo.
Dom João se acreditava como o Nucius Australis, aquele que ia levar os céus austrais ao mundo.Mundo que , ao seu ver, coomprendia do ao Mediterraneo, quiçá ao Tirreno . Sua expedição ia para alem do mundo. “Bout du mond” ele gostava de falar.
Os venots ajudaram e após um dia já cruzavam o cabo de Finisterra.Mais uma semana e o sentinela as avistou. No próximo dia baixaram ferros na Grande Canaria.
Dom João sabia da importancia daquela parada. As Canarias eram chamadas de Ilhas Fortunosas e serviam tradicionalmente para os navios espanhóis se abastecerem em caminho ao mundo novo.Era fundamental reabastecerem-se com produtos frescos. Só assim poderiam evitar a praga do escorbuto durante a travessia do Atlantico.
O escorbuto é causado pela carência de vitamina c , e embora suas causas não fossem bem entendidas, era um certo consenso entre os navegantes que o consumo de alimentos frescos ajudava a combater seu surgimento junto a tripulação.
Com seu telescopio montado em terra ele começou suas observações. Ele localizou rapidamente a constelação de Centauro , a qual lhe era pouco conhecida , e começou a explorala. Alpha e Beta Centauro apontam para o Cruzeiro do Sul. Olhou primeiro para a brilhante Alpha. Percebeu trtar-se de um sistema duplo . Com ambos os componentes esbranquiçados e facilmente separaveis por seu poderoso telescopio newtoniano.
“ A diversos tipos de telescopios. Se dividem em dois grandes grupos.Refratores e refletores. Os primeiros usam lentes para captar e focar a luz. Os segundos usam espelhos e Newton criou um modelo até hoje muito utilizado”.
O sistema Alpha Centauro , na verdade consiste em um sistema triplo , porem seu terceiro elemento(Proxima Centauro) não é visivel com os aparelhos que Dom João possuia. São as estrelas mais proximas do nosso Sol e estão a cerca de 4 anos luz da Terra. À 1º 12´´ ao sudoeste ele percebeu um rico agrupamento de estrelas bem tenues. Ele registrou em seu diario: “... nunca foi registrado por meus antecessores. Acredito que tanto La caille como Halley não tinham instrumentos suficientemente poderosos para resolver estrelas nesta regão do céu. Não achei nenhum registro sobre este pequeno porém rico aglomerado.”Foi registrado como SS1 por Dom João.

“Este aglomerado foi registrado , posteriormenete , como NGC 5617 , e possui magnitude de 6.6.”

Na mesma noite deslocou seu telescopio em direção a Omega Centauro. Como descrito tanto por Halley como por La Caille a estrela se revela um enorma nevoa com estrelas se resolvendo em suas bordas. Este imenso aglomerado Globular tornava os famosos aglomerados M13 e M22 que ele já conhecia e faziam parte do catalogo de Messier que ele levava consigo, pequenas manchas.

“Omega centauro é o maior aglomerado globular conhecido em nossa galaxia . Ele é constituido de milhões de estrelas e possuiem seu centro um buraco negro. Acredita-se que tenha se tratado de uma pequna galaxia ecliptica absorvida pela via lactea a bilhões de anos.”

A sua estadia nas Ilhas Canarias foi rapida e o clima se mostrou bastante incerto. Segundo seu diario ele só pode observar o céu de forma clara em 7 dos 20 dias que passaram nas Ilhas. Ele dividia seu tempo também coletando diversas especies vegetais os quais ele buscava com afinco e fazia tanto exicatas como tinturas em busca de substancias uteis para seus estudos de Alquimia.

Dom João buscava ,como muitos em seu tempo, a Panacéia universal. Esta seria a cura de todos os males e levaria a vida eterna. Eram os primórdios da Quimica. Ele realizava diversas experiencias de carater alquimico , sempre de forma discreta já que a alquimia era vista como uma forma de feitiçaria e mal vista por muitos.Na verdade o conhecimento da Alquimia era visto como heresia e seu entendimento como proto ciencia se mistura a grandes doses de misticismo e em especial á tradição de Hermes Trimegisto. Desta forma Dom João acreditava em um paralelo entre os metais e os planetas . O Sol com o ouro, a lua com a prata,Mercurio com mercurio,Venus com o Cobre, Marte com o ferro,Jupiter com o estanho e Saturno com o chumbo. Uma de suas maiores ambições era determinar os componentes que compunham os Planetas e as estrelas.

A sua viagem seguiu sem incidentes , embora a ausencia de ventos durante a sua passagem pelo o Equador fez com que a travessia durasse 42 dias e as condiçoes a bordo se deterioravam rapidamente quando atingiram a costa nordeste do Brasil.Após aluns dias aportaram na futura cidade de Recife. A area era cercada de manguezais e a populução mais abastada se refugiara em Olinda. Uma area mais elevada e de facil defesa. A região já fora palco de disputas entre portugueses e Holandeses e era uma das areas mais desenvolvidas do Brasil. Dom João conseguiu alojar-se no recem construido convento de Santo Antonio. Lá recuperou-se da longa travessia enquanto aguardava outro barco que fosse rumo ao Sul e o Levasse até o Rio de Janeiro.
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário