Translate

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Quer comprar um Telescópio?

Quer comprar um telescópio?

Se você compra um telescopio ou é tarado ou quer conhecer o céu. Agora se sua intenção é conhecer o céu você deve saber primeiro o que é um telescópio. Se você for tarado compre uma luneta.
Posto assim vamos falar do céu.
Se você prentende conhecer o céu é melhor saber de alguns fatos antes de realizar seu desejo.
Ou faça como eu . Compre um telescopio e aprenda o céu. Funciona .
A questão é apenas não ter grandes expectativas. Compre um telescopio barato. E se não ver as maravilhas que estavam estampadas na caixa olhe melhor e veja as que não estavam.
O astronomo amador é amador porque ama. O que não o faz ser pior que o astronomo profissional. Alias o astronomo profissional que não é um amador bom não é.
O que importa é achar o céu . Nem tanto o que você acha. Na verdade quanto mais dificil é um objeto de se achar menos se acha, mas o pouco que se acha o faz especial.
E quanto menos você acha mais você acha que achou
-.Foi um achado!- diz.
Você pode conhecer o céu a olho nú . É a primeira coisa que você deve fazer . Depois você quer ver o céu que você nâo pode ver a olho nú.
Para mim isto era fundamental para eu ter certeza que o céu que eu via a olho nú era o mesmo céu das cartas astronomicas em minha mão.
E depois que provei a mim mesmo que não estava equivocado cheguei a conclusão que deveria comprar um telescópio maior só para ver o que não via e ter certeza mesmo que conhecia o céu .
De qualquer formao processo é mais longo que parece e o Nuncius quer facilitar para vocês.

Asimm sendo vão algumas idéias:

- Primeiro lugar – compre um bom mapa celeste ou mesmo um planisfério. Aprendeu? Vá para o segundo lugar.
- Compre um binoculo e comecea navergar com ele . Ache os objetos de céu profundo mais brilhantes. Tente algumas galaxias . Gostou? Vá para o passo 3.
-Compre o melhor telescopio que puder. Isto é dificil. Na verdade o tamanho de seu telescopio é tão importante quanto a posibilidadede usa-lo. Se você mora em um apartamento um refrator pequeni sera mais util que um dobsoniano de 12 pol.
De qualquer forma acho que o ideal seria vc ter um dobsoniano de 200mm, um refrator de 90mm e um ou dois bons binoculos. ( mais as oculares). O dobsoniano para viajar para o céu escuro e o outro para o miseravel dia a dia de uma janela.
-Qualquer telescopio ,ou quase qualquer um, é melhor que a sua pobre visão humana.
-Eu gosto muito de binoculos.

Boas observações

Nenhum comentário:

Postar um comentário