Translate

domingo, 8 de novembro de 2009

astrolog outubro 2009

Astrolog outubro de 2009

Outubro foi um mês ingrato no observatório. O céu sempre coberto. O Nuncius foi a seu posto avançado e o céu coberto. Porém se tirou leite de pedra. Na verdade ,apesar dos poucos dias disponíveis para observação , foram avistados objetos austrais significativos. A nova buscadora 10x50 se mostrou extremamente útil e abriu um novo universo de observação. Uma boa buscadora é fundamental para o astrónomo urbano.
Foram observados :

NGC 2070- A Nebulosa da Tarântula. Parece com a letra x . Na buscadora se percebe claramente que não se trata de uma estrela. Um borrão bem brilhante apresentando u formato de v invertido. Na ocular um x bem brilhante no seu núcleo e algo como uma névoa a redor. Se partindo de Canopus em direçao a Achernar . Cerca de um campo visual da buscadora abaixo da linha que liga as duas . Se nota claramente na buscadora. 200.000 anos luz do Sol.

NGC 104- Ou Tucanae 47 . Belo aglomerado . Se percebe como uma estrela enevoada pela buscadora. Comecei a busca a partir de Achernar. A forma é algo não tão arredondada como se espera de um globular. Se vê claramente o enevoado a redor do núcleo que é bem brilhante , algo estelar.



NGC 362- Outro aglomerado globular. A partir de NGC 104 se localiza facilmente. Olhe para buscadora com atenção e vai notar uma estrela enevoada dentro de um grupo. Pela ocular se percebe claramente o aglomerado. Mais difícil que os outros dois de se perceber pela buscadora . Bem estelar. Bem próximo a NGC 104.

Todos objetos se encontram algo distante das estrelas mais brilhantes visíveis a olho nú. È necessário se fazer uma navegação pela buscadora. NGC 362 é fácil partindo-se de tuc 47.( No Rio de Janeiro com a Lua começando a minguar. )

NGC 2516 – Interessante aglomerado aberto próximo a Avior . Fácil .



Collinder 135 – Inclui Pi Puppis . Bem interessante e fácil de se achar . Pi Puppis é visível a olho nu. Diversas estrelas piscam na região. O catalogo Collinder trata de aglomerados abertos dispersos. Bons com baixa magnificação.

Pleaides do sul- Não são as plêiades , mas são uma das jóias do céu austral.(Ic 2302?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário