Translate

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Sloan Digital Sky Survey.

O Sloan Digital Sky Survey é um dos mais ambiciosos levantamentos fotograficos do céu já realizado. O Nuncius gostaria de apresentar algumas das mais belas fotos do levantamento. Todas as fotos aqui apresentadas são propriedade do Sloan digital Sky Survey ( www.sdss.org)

O Quinteto de Stephens: Das cinco galaxias do quinteto qutro se encontram em rumo de colisão . A quinta se encontra distante das demais. O quinteto se encontra na constelação de Pegasus.

Abell 2151: O aglomerado galactico de Hercules. A cerca de 650 milões de anos luz ele é parte da " Grande Muralha". Uma das maiores estruturas do universo com cerca de Meio bilhão de anos luz. Quantas galaxias você pode contar nesta foto.

Arp 188: O catalogo arp mostra galaxias exóticas . Em geral que sofreram encontros com outras galaxias em um periodo recente.

Arp 335

M51 - O catalogo Messier apresenta algumas das galaxia mais brilhantes do céu . Ao alcance de astronomos amadores e com pequenos telescópios.

M64- A galaxia do olho

M 87 - Uma das maiores galaxias conhecidas . faz parte do aglomerado de Coma - Virgem .Na foto pode-se ver diversos aglomerados globulares a sua volta bem como pequenas galaxias satélites.

M 37- Um Aglomerado aberto . O unico alvo na nossa galaxia que vou apresentar.

M 104-A galaxia do sombrero.


M 101-A galaxia do catavento

O sexteto de Seyfert. Em Serpente. Atualmente quatro delas se encontram em grande interação gravitacional.

Ngc 3395 e 3396-Uma colisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário