Translate

sábado, 10 de abril de 2010

Catalogo Lacaille -cont.

Lac I 7 (Ngc 5281)- Aglomerado aberto em Centauro. Discreto.<

>Aonde olhar: Ache Beta Centauro,um dos apontadores do Cruzeiro do Sul. Centralize a buscadora ali. Ngc 5281 esta a aproximaqdamente um campo de buscadora de distancia. (4º 37’) O campo de minha buscadora tem um pouco mais de 5º . Você deve saber qual o campo de sua buscadora.













Na Buscadora- Você vai percebe-lo pela buscadora. No caminho a partir de Beta Cen. você vai passar por Ngc 5316.Ambos tem magnitude semelhante ( 5.9 e 6.0).




Lac I 8 (Ngc 6124) – Aglomerado aberto. Lacaille o descreveu assim: “Parece um cometa sem cauda

Aonde olhar: Localize Escorpião. Na cauda deste localize Eta e Zeta Scorpio. Zeta é uma estrela dupla visível a olho nu. Seguindo a linha imaginaria entre estas duas estrelas por pouco mais que a distancia entre as mesmas você talvez perceba Ngc 6124 como um ponto muito tênue.








Na buscadora: A distância entre Zeta Scorpio e 6124 é um pouco maior que um campo ocular. Ngc 6124 vai ser visível pela buscadora. O campo vai apresentar outras estrelas mais fracas e o aglomerado vai se distinguir destas facilmente.


Lac I 9 (Ngc 6121- M4)- Um dos Aglomerados Globulares mais próximos (o segundo). Descoberto por De Chéseaux em 1745-46. Fácil de achar.


Aonde olhar: Localize verá também Escorpião. Depois localize Antares ( Alpha Scorpio). Uma estrela vermelha facilmente localizavel. A seu lado estará Sigma Scorpio . M4 forma um triangulo com as duas. Escaneie a area a partir de Antares.












Na Buscadora: M 4 vai se destacar na ocular como uma estrela enevoada. È um alvo bem fácil se partindo a partir de Antares



Lac I 10 (Ngc 6242)-Aglomerado aberto. Dreyer descreve: Aglomerado, Brilhante, grande, rico com estrelas entre 8 e 11ª mag. (C,L,Ri.*8.11)


Aonde olhar- Na cauda do Escorpião, procure por Mu Scorpio, dupla visível a olho nu. Seguindo em direção a Zeta Scorpio (outra dupla visível a olho nu) você vai achá-lo a cerca de meio campo de buscadora.









Na buscadora: Deixe Mu na parte inferior da buscadora. Você vai perceber Ngc 6242. Não confundir com Ngc 6231 ,mais abaixo ,próximo a Zeta Scorpio. Ngc 6242 é mai tênue.

Lac I 12 (Ngc6656 – M22)- Foi o primeiro Globular a ser descoberto em 1665 por Abraham Ihle. É o terceiro globular mais brilhante do céu.



Aonde olhar- Localize Sagitário. Parece um bule de chá atrás da cauda do Escorpião. Localize então Kaus Borealis, a estrela no topo do Bule. Localize depois Xi Sag. Partindo de Kaus Borealis por pouco mais que um meio campo de buscadora em direção a Xi estará M22. Visível a olho nu em locais muito escuros.












Na buscadora: Seguindo por um campo com algumas estrelas M22 vai ser facilmente percebido. Emoldurado por três estrelas, como um triangulo.


Lac I 14 (Ngc 6809 – M55) – Aglomerado globular pouco denso. Facil de se resolver estrelas. Uma descoberta original de Lacaille.



Aonde olhar :Localize Sagitario e então Localize Nunki e Tau Sag.A Distancia entre as duas é como uma perna. Seguindo a linha entre elas por duas pernas e meia o colocará proximo a M55.












Na Buscadora : Em um campo com algumas estrelas você vai perceber M55. Talvez até mesmo com algum grão ,como um aglomerado aberto muito tenue. Não é um dos Lacaille mais faceis de se localizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário