Translate

segunda-feira, 14 de junho de 2010

9 Aglomerados Abertos Urbanos para Junho

Aglomerados abertos são alvos que sobrevivem bem a poluição luminosa. Ainda que não se revelem plenamente em áreas urbanas eles são facilmente localizados até mesmo com binóculos . A seguir apresento uma pequena lista de aglomerados que posso localizar ao longo do horizonte sul em noites de boa transparência com o uso de um Binóculo 10x50mm. A maior parte deles não chega a se resolver mas todos podem ser notados ao menos como áreas enevoadas de forma bem clara. Com o uso de telescópio a maior parte deles se resolve ao menos parcialmente.
Todos os aglomerados aqui apresentados são visiveis durante o mês de Junho no início da noite . ( Por volta de 20:00). Mais tarde os Aglomerados de Carina( os do início da lista) já terão se posto ou estarão muito baixos no horizonte dificultando sua visualização.

IC 2602 - Theta Carina é parte deste aglomerado sendo claramente visivel. se resolve até mesmo com binóculo. Conhecido também como as Plêiades do Sul.



NGC 3372 - Eta Carina e sua grande nebulosa. Se percebem diversos aglomerados abertos na área e a nebulosidade associada. Um dos mais belos conjuntos do céu. Resolve-se parcialmente com binóculos e a nebulosidade é clara e inconfundível.

NGC 3532- Próxima a Eta Carina. Um pouco a leste. Com o binóculo é uma pequena área enevoada. Com telescópio se resolve em estrelas em um aglomerado bem denso.

IC2944- Aglomerado grande e facilmente visível junto a Lambda Centauro.

NGC 4755 Bem próximo a Beta Crux é facilmente localizado. Resolve-se com visão periférica em binóculo . E completamente com telescópio.



M7 - Na cauda do Escorpião resolve-se parcialmente com o uso de binóculo. Pode-se notar a névoa a olho nu.

M6 - se percebe como uma pequena névoa em binóculo, No mesmo campo ocular de M7. O Aglomerado da Borboleta. Percebe-se claramente seu formato com o uso de telescópio.

NGC 6231- Junto a Zeta Scorpio, uma estrela dupla, este é facilmente visível como uma mancha brilhante em binóculos. A área inteira é um campo muito interessante para ser explorado de binóculo.



NGC 6025 - Em triângulo Austral. Bem ténue em binóculo. Se resolve no telescópio.É o mais difícil de se ver em binóculos nesta lista.

Diversos outros aglomerados que são vistos nos mapas são também visiveis em area urbanas. Porém podem requerer maior experiência para sua visualização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário