Translate

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Astro Fotografia de Botequim




Astro fotografia de Botequim.
A lua sempre dá certo...
O Nuncius sempre sonhou em realizar fotos astronômicas como aquelas que você vê na “Galeria dos Leitores” de duas famosas revistas de astronomia.
Como lhe falta o numerário para tal ele está a experimentar as possibilidades frugais de equipamentos amadores. No momento as possibilidades de uma câmera Casio Exilim.
A tal possui oito mega pixels de resolução (o que não é tão mau). Porém não possui controle de exposição. De qualquer forma, brincando com seu menu, é possível obter exposições de até dez segundos.
Outra possibilidade é a utilização de uma “webcam adaptada” através de um sistema desenvolvido por Steve Chambers. O Nuncius está a trabalhar nesta possibilidade, a qual ou vai melhorar as fotos deste ou vai destruir a tal webcam... O projeto pode ser achado em [url] http://astro.ai-software.com/index.php?page=articles/cheap-o_astrocam_III/toucam2.html .
De qualquer forma alguns resultados são bastante óbvios:
-O primeiro é que a lua e objetos mais brilhantes são viáveis com a Casio.
-Falta elaborar um sistema mais efetivo para fixar a câmera à ocular do telescópio. ( Já resolvido.
- O Nuncius precisa ler um tutorial para melhorar seu desempenho junto a Registax. Este programa permite “empilhar” diversas fotos e alinhá-las de forma a somar os tempos de exposição e com isto obter fotos bastante convincentes. Este soft é um freeware (palmas para eles...) e está disponível em: [url] http://www.astronomie.be/registax/download.html .
- Least but not last : A camera Casio é bastante limitada.Porém permite que se realizem registros. O que é bastante surpreendente . Acreditava que não seria possivel registrar nada.
De qualquer forma aqui vão as primeiras tentativas.
Acrux , A estrela mais brilhante do Cruzeiro do Sul e sua pequena companheira. Duas exposições de 10 segundos , " stacked" no Registax.













A estrela Gacrux. Chamada também de Rubiácea devido a sua cor. E uma companheira optica. Exposição unica de 10 seg.






















Este é , em tese, o Aglomerado aberto NGC 3766. Depois de uma longa visita ao Photo Shop. Uma exposição de 10 seg. A estrela mais brilhante é HR 4487. são ambos entre 5 e 6 magnitude. A estrela porém é um ponto enquanto o aglomerado se espalha por uma area muito maior. (tem um brilho de superficie muito mais baixo). Isto que está acima lembra o que sê vê na ocular.






Este é Ngc 3766 antes do photo shop. De qualquer forma tirei outras fotos do mesmo e espero que eu, elas e o Registax nos entendámos um dia . Novidades eu contarei .
E a nossa querida HR 4487 me gera esperança de conseguir alinhar os borrões. A foto acima lembra vagamente o que se vê na ocular , porém o borrão se espalha por uma area maior.
Agora espero ansioso não destruir a web cam e então ...



Esta foi feita com a webcam adaptada e diversas exposições de 30 segundos "stacked" no Registax. Depois foi a salão ... e voilá.

Um comentário:

  1. Novamente este blog não responde aos links inseridos no texto. Posto assim peço que os interessados colem os endereços na barra de seu browser...............

    ResponderExcluir