Translate

terça-feira, 8 de junho de 2010

Astro log - Especial de Inverno

Astrolog 2010-06-07
A noite se apresenta promissora. É possível perceber-se claramente a Via láctea cruzando o céu de nordeste para sudoeste. O Seeing é bom e a transparência idem. Armação dos Búzios 18h15min horário local. O local apresenta condições de poluição luminosa de uma área suburbana. A noite se apresenta especialmente clara e límpida devido ao vento que durou todo o dia e afastou as nuvens.
Este log. pode se chamar de a “linha mágica”. Ele vai cruzar todo o horizonte sul durante o inicio das noites de inverno. (entre 18h00min e 00h00min ) . Poderia também se chamar as Jóias da Coroa Austral.
Começando a sudoeste o primeiro objeto avistado foi IC. 2602. Um velho conhecido do Nuncius e um dos aglomerados abertos mais famosos do céu austral. Inclui Theta Carina e é facilmente localizável. Visível a olho nu como uma estrela. Pode-se perceber certa nebulosidade em locais de pouca poluição luminosa. Conhecido como as Plêiades do Sul. É um aglomerado aberto bastante extenso e bem observado através da buscadora (10x50mm).
A seguir parti para Eta Carina ou Ngc 3372. Uma grande nebulosa que envolve Eta Carina , uma variável cataclísmica e uma das estrelas mais massivas conhecida. A região apresenta diversos aglomerados abertos envolvidos (Cr 236, Tr 14,15 e 16...). Logo ao oeste, no mesmo campo da Buscadora percebe-se Ngc 3293. Um aglomerado aberto com nebulosidade envolvida. Bem interessante mesmo que a sombra de 3372. Formam um belo par na buscadora.
Ngc 3532 fica logo ao norte deste par e é facilmente visto na buscadora. Um belo aglomerado aberto bem concentrado. Uma jóia. Forte concentração central em uma área relativamente pequena. 50´x 50´. Um favorito que há muito não visitava.
Ngc 5662 – Pequeno aglomerado aberto em Centauro. Partindo-se de Alfa Centauro se chega facilmente até ele. Sem maiores atrativos. Pouco concentrado e bem pequeno.
Ngc 5822- Aglomerado aberto em Lupus. Um aglomerado menos conhecido. Porém de rara beleza. Bem concentrado. Com muitas estrelas. Denso. Partindo-se de Zeta Lupus em direção ao sul ele será visível pela buscadora.
Cr 292- Aglomerado que curiosamente só consta do catalogo Collinder. É belíssimo e bem concentrado. Uma jóia delicada que curiosamente escapou a Herschell. Muito interessante. Na constelação de Norma é mais facilmente localizável se seguindo uma linha imaginaria que liga Alfa e Beta do Centauro.
Ngc 6067- Maior e mais rico que o anterior. Grande concentração central e um grande campo estelar a norte que provavelmente não é relacionado. De qualquer forma é belíssimo e um aglomerado dos menos conhecidos. Como fica na relativamente obscura constelação de: Norma isto se explica. Um dos mais belos aglomerados abertos que conheço. Seguindo a mesma linha que liga Alfa , Beta e Cr292.
Ngc 6397 – Aglomerado Globular em Ara. È Possivelmente o aglomerado globular mais próximo. Também catalogado como Lac III 11. Pequeno, porém bem brilhante.
Ngc 6124- Ou Lac I 8. Belo aglomerado aberto. Ainda que bem pequeno é bem brilhante. Percebe-se na Buscadora.
Ngc 6231- próximo a Zeta Scorpio. Esta um dupla Toda a área é linda e merece ser escaneada. Se as estrelas desse aglomerado aberto fossem a mesma distancia que as Plêiades seriam mais brilhantes que Sirius.
M 62 - Aglomerado Globular na tríplice fronteira entre |Escorpião, Ophyucus e Sagitário. O campo estelar na região é belíssimo e diferenciar o aglomerado pela buscadora demanda atenção.
Com isto termino a linha mágica que foi a sessão desta noite. Diversos aglomerados ainda desconhecidos e outros a muito na visitados. Antes de encerrar o expediente vire o telescópio para norte e fiz uma observação de M 13 que é o maior aglomerado globular que nossos colegas do norte têm acesso. Ainda que baixo no horizonte é grande e bem claro. Apresenta três estrelas como sentinelas. Uma vez que você ache a constelação de Hercules é facilmente localizado. A dica é procurar um quadrado de estrelas entre Arcurus e Vega no horizonte norte.
Uma sessão de observação estupenda. Todos os objetos pertencem ao catalogo J.E.S.S.



P.S. O Aglomerado Ngc 6067 se mescla ao Harvard 10 o que resulta no espetaculo descrito.Não fosse a declinação austral esse campo do céu seria muito conhecido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário