Translate

sábado, 5 de junho de 2010

Astrolog 04/06/2010
Armação do Búzios
Equipamento – Telescópio 75 mm refrator e binóculo 10x50
Seeing 2
Transparência 2
Apesar de nuvens existiram boas janelas para a observação.
Venus – Ocular 17 mm + Barlow 2x – apesar do vento o telescópio sobreviveu bem a grande magnificação (106 x). Cerca de 60% do disco iluminado. Curiosamente em 56x o Seeing era muito pior.
Caixa de jóias- ocular 17 mm. Somente para apresentar um aglomerado para um amigo.
Ngc 4852- Aglomerado pequeno sem maior destaque. Apresenta uma estrela bem brilhante no mesmo campo. Não sei se faz parte do aglomerado. Não parece devido a ser muito mais brilhante que as demais. 3 I p
M7 – Sempre espetacular com centenas de estrelas. 1 II r
M6- Mais delicado que o acima. Minha filha distinguiu rapidamente a borboleta que apelida este aglomerado. Belíssimo. Fez sucesso entre os amigos que estavam com o Nuncius. 1 II r.
M7 e M6 são visíveis dentro do mesmo campo binocular. |Foram observados com ambos os instrumentos.
Omega centauro. - Também para apresentar um aglomerado globular aos amigos... Visível a olho nu. |Avistado com ambos os instrumentos.
M4- ocular 17 mm Apesar de ser um alvo relativamente fácil, perdeu muito para a baixa transparência.
IC 2944- Lambda Centauro nébula e cluster. Rico aglomerado em área muito rica do céu. Conhecido também como Running Chicken Cluster. A nebulosidade se percebe melhor de binóculo que com o telescópio. O telescópio o resolve. A mim lembra um corredor. 1 II r
Ngc 6124 ou Lac I 8 - Interessante aglomerado aberto em Scorpio. Não foi fácil de achar . Partindo de Zeta Scorpio se chega a um pequeno asterismo com cinco pequenas estrelas em forma meio trapezoidal. O aglomerado aparece como uma tênue e muito pequena nuvem no limite leste da buscadora. Uma vez lá se revela uma pequena jóia austral. Revelam-se mais de 20 estrelas. Com certa concentração central ele seria u TR 2 II m. Mais um Lacaille do projeto do Nuncius para avistar todos os objetos do catalogo Laccaille.
M83 ou Lac I 6 – Uma galáxia. A única do catalogo Lacaille muito tênue e emoldurada por estrelas. Só avistada de binóculo. Sua posição muito próxima ao Zenith não permitiu a confirmação com o telescópio. Os olhos já estavam bem habituados, e apesar de ser vista como um vislumbre as estrelas de campo me levam a acreditar que o avistamento foi real. Os telescópios de Lacaille devem ter visto algo muito semelhante...
M62 – Partindo-se de Épsilon Scorpio e se navegando em campo riquíssimo se chega até M62. Demorou em se perceber quem era quem pela buscadora. Localiza-se em uma espécie de tríplice fronteira entre Ophyucus, Scorpio e Sagitário. O aglomerado apresenta uma forma levemente oblonga. Deve-se ao fato de ser bloqueado por poeira no mesmo campo. Avistado com ambos os aparelhos se destaca mais das estrelas de campo com o telescópio. De binóculo é preciso atenção para distingui-lo das estrelas de campo. Mais uma do Catalogo Messier que o Nuncius nunca tinha visto.




Todo o roteiro sul (Theta e Eta Carina, Ngc 3766, Lambda Centauro Running Chicken, etc... )mais M22 , M28 , M8 , M21 e a nuvem em Sagitário. M7, M6, De binóculo. Ao redor da meia noite. Tudo muito rapidamente logo ao chegar de viagem. O pequeno binóculo se revela perfeito para estas rápidas excursões cósmicas. Com seu grande campo a navegação de um objeto para o outro é imediata. E ele revela nebulosas melhor que o telescópio que acaba por resolver os aglomerados dentro das mesmas e por vezes só revela a estes. A nebulosidade só sendo percebida com esforço e em geral com o uso de visão periférica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário