Translate

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Catalogo Lacaille - Segunda parte - LacII - Nebula com estrelas

O catalogo Lacaille- O Mapa da mina – Nebula com estrelas ( Lac II)
~Esta é a classificação usada por Lacaille




Lac II. 3 (NGC 2516) Aglomerado aberto facilmente localizável no prosseguimento da linha que liga Kappa Velorum a Epsilon Carina , no eixo longo do “falso cruzeiro”.






Na Buscadora – Assim que épsilon Carina deixar o campo o aglomerado se fará presente. Fácil mesmo em ambiente urbano.



Lac II 4 (NGC2546) Provavelmente o mais belo aglomerado aberto da constelação de Puppis .
Se partindo de Zeta Puppis ( Naos) o aglomerado se encontra a um pouco mais de meio campo de buscadora em direção ao norte. Facilmente percebido na buscadora.


,



Lac II 5(IC 2391)- Um dos favoritos do Nuncius. Ele achou este brincando com um Binóculo. Em um primeiro momento não sabia que aglomerado era e o batizou BZ 1. Belo aglomerado em forma de W. è perceptível a olho nu em local escuro. Localizado também no falso Cruzeiro. Bem próximo a Delta Velorum . Facilmente percebido por buscadora , que inclusive resolve a maior parte de suas estrelas. Inclui Omicron Velorum. Bem próximo também esta o aglomerado NGC 2669 , que é menor e escapou das observações de Lacaille.







Lac II 7(NGC 3228) – Outro belo aglomerado aberto em Vela. Se localiza praticamente no meio do caminho entro Mi e Fi Velorum. Para acha-lo localize Kappa Velorum ( Em vermelho na carta abaixo ) que pertence ao falso cruzeiro . Dái localize Mi e Fi . O Aglomerado se encontra equidistante de ambos e será percebido na buscadora. A distancia entre Kappa e Mi é aproximadamente a mesma entre Mi e o aglomerado. Belo objeto.





Lac II 8 ( NGC 3293)- Aglomerado aberto logo acima da grande nebulosa de Eta Carina , em região muito rica . Localize Miaplacidus ( em vermelho) e utilizando o mapa abaixo se localize . Não é um alvo difícil. Na verdade a melhor forma é começar pelo objeto que vamos apresentar abaixo e então star hop até este belo aglomerado. Em

Lac II 9 (IC 2602) – Theta Carina , facilmente avistado a olho nu . Conhecido também como as Plêiades do Sul. Belissimo aglomerado aberto. Utilize sua ocular com maior campo de visão . Binoculo é uma boa idéia. A buscadora idem.( Em amarelo)

Lac II 10 ( NGC 3532) – Outro belo aglomerado nesta bela região que será apresentada no mapa abaixo. A melhor forma para se navegar nesta região é de binoculo. Depois que você se localizar na área peque o telescópio e abuse da magnificação. Eu saio sempre de IC 2602, pulo para Eta carina. Daí fácil para NGC 3293. Volto para Eta Carina ( Grande nebulosa) e daí para NGC 3532 é um campo binocular. Fácil... ( Em verde)





Lac II 12 ( NGC 4755) – A caixa de jóias no cruzeiro do Sul. Apenas Localize Beta Crucis ( Mimosa) e escaneia a região próxima . Kappa Crucis vai indicar o aglomerado. Belíssimo





Lac II 13 ( NGC 6231)- Lindo aglomerado aberto junto a Zeta Scorpio, uma estrela dupla facilmente visível em escorpião. Com a buscadora centralizada nela já vai perceber o aglomerado.

Lac II 14 (M7)- Junto a cauda do escorpião você vai perceber sua nebulosidade a olho nu em um local escuro . Se percebe facilmente até mesmo em ambientes urbanos. Em vermelho.





Com isto se completa a segunda parte do catalogo Lacaille. Os objetos Lac II 1,2 ,6 e 11 são considerados inexistentes.  Clique sobre os mapas para ampliar.

Um comentário: