Translate

terça-feira, 26 de outubro de 2010

SkyAtlas 2000.0

Após ansiosa espera de quase dois meses eu tive a grata surpresa de encontrar um enorme pacote sentado sobre o piano em minha sala. Eu sabia o que me aguardava. Abri rapidamente o pacote. O meu SkyAtlas venho bem embalado. Papelão envolto em fita durex transparente. Por dentro protegido por plástico bolha.  O serviço de empacotamento da Amazon nunca me deixou na mão. Ele chegou inteiro , sem um amassãozinho sequer.
O SkyAtlas 2000.0  edição de luxo é bastante impressionante. Fechado ele tem 30 x42 cm. Uma bela capa vinho e encadernado em espiral para facilitar seu manuseio e mostrar total e claramente suas enormes cartas. Ele apresenta 26 cartas cobrindo ambos os hemisférios celestes mais 7 cartas de regiões selecionadas (tipo o aglomerado de Virgem , o Cinturão de Orion e outras surpresinhas...).
 escrito e organizado por Wil Tirion e Roger Sinnot  ele foi feito pensando nos observadores ativos e que de fato praticam astronomia visual.
A segunda edição ( a qual orgulhasamente possuo) apresenta estrelas de até 8,5 magnitude e 2700 objetos de céu profundo. A escala da versão de luxo é generosa apresentando 8,2 mm por grau e codigo de cores para objetos de céu profundo. As estrelas desta edição são fruto do catalogos Thyco e Hipparcos, frutos de um levantamento de todo céu durante 4 anos e meio pela agência espacial europeia. São os mesmos que utilizo no meu software Cartes du Ciel.
O trabalho realizado é de fato de se cair o queixo .
Acompanha o livro uma folha de acetato com diversas escalas e um pequeno finder em escala para facilitar o trabalho de "starhooping" do observador.
O uso do SkyAtlas 2000.1 em campo demanda uma mesa ou uma lona relativamente grandes . Eu uma mesa e recubro ele com filme plastico de PVC para impedir a humidade de danifica-lo. É possível adquirir o SkyAtlas já laminado.
O SkyAtlas 2000.0 é um livro praticamente obrigatório para o astronomo amador sério. E por um preço proposto de US$ 59,95 é uma barganha.
Pode ser encontrado na Amazon . SkyAtlas2000.0



Como se pode ver por esta foto é um grande livro em todos os sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário