Translate

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Mais " Jovem " Buraco Negro Descoberto.

Astronomos americanos alegam terem achado evidencias do mais "jovem" buraco negro na nossa vizinhança cósmica. Levando em conta a pequena distancia de 50.000.000 de anos luz da galáxia onde este se encontra ele seria fruto de uma super nova de apenas 30 anos. Os restos desta super nova  poderão ajudar os cientistas a entender processos por trás da formação de buracos negros ou de estrelas de Neutrons. Um release da Nasa realizado na ultima segunda feira alega que a descoberta pode ajudar a determinar o numero de buracos negros na nossa galáxia e pelo universo afora.
Dados obtidos com Chandra X-Ray observatory indicam uma fonte constante de raio x , estável no período de observação entre 1995 e 2007 , que indicam um buraco negro sendo alimentado pelos restos da super nova ou por uma companheira em um sistema binário.
Os cientistas acreditam que o buraco  negro se formou quando uma estrela 20 vezes mais massiva que o sol entrou em colapso. Ele foi observado pela primeira vez  por um astronomo amador em 1979.
" Se nossas interpretações forem corretas este é o exemplo mais próximo e recente do nascimento de um buraco negro conhecido até hoje." Isto é o que diz Daniel Patnaude do Harvard - Smithsonian Center for Astrophysics em Cambridge, Massachussets.
Outra possibilidade seria que o objeto fosse uma jovem estrela de neutrons . Porem os dados indicam que seria mesmo um buraco negro.
Aguardando novidades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário