Translate

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Os Faróis do Horizonte Sul.

Olhando para o horizonte sul logo ao anoitecer você vai perceber . É verão. Duas estrelas vão dominar o céu. Nos céus do Rio serão quase as únicas que você vai perceber . Na verdade quatro estrelas vão dominar . As duas bem ao Sul são Canopus e Achernar. A leste você vai ver Sirius . E no nosso limite oeste , mais alta no horizonte você vai perceber Fomalhaut.

Fomalhaut é uma estrela relativamente jovem. Só 300 milhões de anos. É a estrela alfa de Pisces Austrinus. Uma estrela solitária como diz seu nome.  Está a 25 anos luz de nós . Uma estrela bem interessante. Possui planetas ao seu redor.

Estará a cerca de 43 graus de altitude e brilhará com magnitude 1.15 . Um pouco acima você poderá observar Jupiter já a oeste . Vai ser mais brilhante que a estrela.

Dominando o sul estará Achernar  ( Alfa Eridanus) . O fim do Rio. Bem alta no horizonte ( 53 graus). É uma estrela 3000 x mais luminosa que o nosso sol e está a cerca de 144 anos luz de nós.  Achernar é uma estrela diferente . com oito x a massa do sol ela gira 15 vezes mais rápido que o nosso sol. Com isto ela é uma estrela altamente " achatada" com sua circunferencia no equador sendo 50 maior que nas latitudes polares.

Mais baixa no horizonte estará Canopus. A segundas estrela mais brilhante do firmamento. Ela brilha cerca de 15.000 mais que o sol. E não está longe . A não mais que  313 anos luz.  Pertenceu a finada constelação de Argos. Uma antiga constelação que remonta a s guerras troianas e era batizada com o nome do navio que levou os argonautas. Hoje em dia é a estrela Alfa de Carina , a quilha. A antiga constelação foi desmantelada em quatro . Sendo: Carina ( a quilha) , Puppis ( a popa), Vela e Pyxis ( o compasso).

No Limite oeste estará brilhando Sirius . A estrela mais brilhante do firmamento. Próxima ela habita a 8.6 anos luz. Ela brilha 25 vezes mais que o sol. E possui uma companheira que é visível em telescópio de grande porte.

Estes são os faróis que vão conduzir o amador no horizonte sul no começo das noites de verão. Especialmente o amador urbano. estes faróis serão visíveis mesmo sob intensa poluição luminosa.

Bons céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário