Translate

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Catalogo J.E.S.S. de Objetos Estelares- Estrelas Duplas de José Eustaquio

As Estrelas Duplas de José Eustaquio


José Eustaquio também deixou entre seus poucos manuscritos um especialmente interessante: Sistemas Múltiplos.

Tanto ele como Dom João não eram grandes interessados em estrelas múltiplas. Ou pelo menos não deixaram muito material relacionado ao assunto.

Os escritos de José foram muito mal conservados. Provavelmente sobreviveram a pelo menos um naufrágio. Depois de Muita luta consegui extrair algumas estrelas que pertenciam a um manuscrito intitulado “Grupos Estelares”.

As primeiras entradas foram facilmente identificadas. Consistiam nas estrelas duplas Encontradas no Cruzeiro do Sul. Assim sendo temos Acrux que se trata de um sistema triplo. Devido ao afastamento do terceiro membro José considerava este um sistema duplo. É facilmente separável mesmo com pequenos instrumentos.

Outra entrada facilmente identificável é referente à Alfa Centauro. Um pouco mais difícil de ser separada.

Uma dupla ótica que ele se referia com especial afeição é a Rubiácea, no norte do Cruzeiro. Com grande separação e forte contraste de cores apresenta belo efeito.

Junto a cinturão de Orion, ele descreve um grande sistema múltiplo. Provavelmente Sigma Orionis fazendo par com Struve 761. Ele descreve um sistema com sete estrelas. A soma dos dois leva a crer que ele associava estas duas estrelas múltiplas como um único asterismo.

Outra entrada duvidosa é Beta Monocerotis. Ele se refere a uma brilhante estrela entre o cinturão de Orion e Sirius. Esta se revela como um sistema triplo com sóis azulados quando vista por seu telescópio.

Há outra entrada que me parece ser possível de identificar. Ele se refere a um sistema duplo de grande contraste de cores junto à cauda do cão. A presença de um “cardume” na região faz-me crer que seja h3945 (John Herschel 3945). Esta é um belo par vermelho e azul. O cardume seria o Aglomerado aberto a redor de Tau Canis Major.

Este manuscrito possui diversas outras entradas, mas encontra-se em péssimo o estado. Continuo trabalhando na recuperação deste alfarrábio e espero em breve poder apresentar mais resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário