Translate

sábado, 12 de março de 2011

Quais oculares comprar?

Oculares.
Você precisa delas!
Mas quais?

São diversos modelos e a diferença de preços é enorme. O astronomo amador vai juntando, com o tempo, uma grande coleção delas.  No final acaba usando apenas 2 ou 3 delas. Algumas oculares são muito especificas para um tipo de observação. Você realmente é um especialista nisto ou naquilo?
Eu particularmente gosto muito de observar deep sky. Mas também gosto de visitar os planetas. A lua também me faz boa companhia. Assim este artigo busca apresentar uma lista de "amplo espectro". Ou seja propõe uma serie de oculares que servirão bem a todos os gostos.

É importante ter em mente a distancia focal de seu telescópio para dimensionar suas oculares.

Telescópios ,em geral, vem acompanhados de pelo menos uma delas.

Atualmente costumam vir com uma Plossl de 25ou 20 mm.
 No passado e na compra de telescópios mais baratos eles costumam vir acompanhados de uma ou duas Kellner. Neste caso são oculares, em geral, inúteis.Normalmente virão duas : uma 20mm e uma 10 mm. A maior ainda servirá de algo . com maior eye relief ela servirá para observar objetos de céu profundo mais brilhantes. A 10mm será bem tosca com pouco eye relief e com um campo útil bem pequeno. Apresentará distorções e coma em quase todo campo ocular. Na parte central servirá para observações planetária.Com ressalvas.

Voltando as Plossl. Estas serão seu cavalo de batalha. Hoje em dia quase todas apresentam boa qualidade óptica . Mesmo as de origem chinesa . E na relação custo beneficio serão difíceis de serem batidas.

Dito isto quais são as oculares que você realmente necessita?
Um jogo mínimo a meu ver seria o seguinte:
Uma Plossl wide field de 25 à 30 mm ( que em geral acompanha o telescópio)
Uma Plossl medio formato . De 10 à 12 mm
Uma Plossl pequena . Para grandes aumentos. Basicamentepara observações planetárias. Algo por volta de 5 mm
Esta ultima pode ser substituída por uma ortoscópica de mesmo comprimento. Esta se destacará em observações planetárias.

Isto seria seu kit básico de sobrevivencia.

Na compra de uma ocular você deve se basear principalmente no nível de contraste que se precisa
obter (em função do tipo de objeto), no tamanho do campo que se deseja e no nível de ampliação de que se precisa.
 O eyerelieve também pode ser um quesito importante especialmente para quem usa óculos.

Outra aquisição útil seria uma Barlow . São baratas e muitas apresentam uma qualidade ao menos razoável. Isto dobraria sua oculares e permitiria você a trabalhar com um maior eye relief . Além de serem muito úteis para pratica de fotografia com web cams ( para imagens lunares e planetárias.)
Com dinheiro sobrando no bolso uma outra boa aquisição é uma ocular bem grande . tipo uma 40mm. São sensacionais para navegar em campos enormes e ter uma sensação de imersão enquanto "caminha" pelo céu. Naegler se o orçamento suportar.

Eu possuo as seguintes oculares:
Plossl : 4 , 10 , 17 , 25 mm e 40 mm
Ortoscópica: 5mm
Kellner: 20mm , 10mm

Na verdade possuo varias Kellner . Herança de velhos Tascos e outros cacarecos. Todas medíocres.
Pretendo adquirir ainda  (um dia) uma  Naegler da Tele Vue. Este um sonho de consumo.

É importante ressaltar que o tubo otico de um de meus telescópios é de 1200mm e o outro de 900mm.

As duas oculares que mais uso são definitivamente a 25mm para localizar os objetos de Deep Sky e a de 10mm para ampliar estes. Esta segunda ainda "apaga" mais a poluição de fundo e permite uma melhor visualização de detalhes .  Este set up é o mínimo necessário para observação. A 17 mm é um meio termo muito util e é a minha melhor ocular( em termos de qualidade). E a mais cara.  Comprei na Edmund Scientific.

Atualmente é dificil se bater o custo beneficio obtido pelas Plossl. 

São oculares simples e com excelnte qualidade. Marcas como GSO , Cintrax , Meade , Celestron são facilmente encontradas e apresentam qualidade muito semelhante.  Televue , Pentax e cia. serão ainda melhores. E mais caras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário