Translate

domingo, 22 de maio de 2011

Astrolog 22 de maio 2011

Uma sessão sem a menor pretensão. Cheguei tarde de um evento na praia do Arpoador. Algumas nuvens no céu.
Observar o céu é sempre uma caixinha de surpresas. A lua com 75% de seu disco iluminado. O observatório é a janela de casa.

Pego dois binóculos para fazer uma avaliação. Já é tarde e bebi o suficiente para não me dispor a usar o telescópio. O horizonte sul resolve se mostrar e tenho o Cruzeiro e o Centauro em excelente posição . Sudoeste. Meu melhor eixo.

Começo com o 20x50. Brinco ao redor do Cruzeiro. Sua maior magnificação não colabora com a embriaguez e não consigo um foco realmente bom. Ele é mais escuro também. embora tenha maior poder de resolução é um binóculo mais temperamental.

Mudo para o 10x50. Muito melhor.

Continuo pelo Cruzeiro. A Caixa de Jóias  se apresenta como uma nebulosidade bastante presente. Menor mas muito mais clara que com o 20x50.
Fico brincando pelo Cruzeiro e percebendo diversa "faint fuzzies". Ngc4852 é percebida até com visão direta. 4439 me faz querer perceber. Não consigo perceber a companheira da Rubiacea.

Vamos ao Centauro . Rapidamente localizo Omega. É o glob mais brilhante do céu. Fico passeando por ali.
Aí vem a surpresa . Uma nebulosidade pouco discreta. Ngc 5128. Uma galáxia bastante brilhante . Mag 6.8. Galáxias não gostam de céus urbanos . Mas 5128 não se intimida e é claramente avistada . Pequena mas claramente visivel no 10x50. Ganhei a noite. O céu é sempre uma caixinha de surpresas. Já não avistei diversos destes DSO em noites que a principio eram muito mais propicias. Vai saber.
Para tornar as coisa ainda mais misteriosas eu parto em busca de M 7 . É praticamente a prova de bala. Esta lá . Mais de forma bem discreta. M6 requer atenção. Os aglomerados e campos próximos a Norma também. Vai entender. M4 comparece . Mas de forma bem discreta.   A maior proximidade da lua talvez explique. Mas também estão mais proximos ao zenite. 

Mais tarde olhando para o sul consigo perceber Tuc47. Ainda baixo no horizonte. Um fantasma. Mas um fantasma de corpo presente. Visivel de forma continua e melhor percebido com visão periférica.A area em volta com um esboço de claridade. É a PNM. 

Gosto de acreditar que o horizonte Sudoeste apresentava uma maior transparencia. A razão não sei. As coisas são o que são e não o que a gante ache que deveriam ser. Nada melhor que observar o céu para se observar o céu.

"Rose is a rose is a rose is a rose" 

 Gertrude Stein

Nenhum comentário:

Postar um comentário