Translate

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ngc 6025- Log

Uma rapida olhada para o céu . Cerca de 1:00 AM e eu insone.
 Percebo Triangulo Austral bem defronte a minha Janela.
Após rapida reorganização do espaço eu coloco o 150 mm na janela.
Primeiro centro Alpha Tri Aus na buscadora. Também conhecida com Atria. Uma bela estrela avermelhada.
Próxima parada Beta Tri Aus. A buscadora esta bem calibrada e a partir desta estrela é um rapido passeio até NGC 6025 .
 Com Mag. 5.1 ele se apresenta na buscadora. Começo a observa-lo com a 25 mm. ( 45 x). 
Conto cerca de 20 estrelas e percebo um formato de S no DSO.  Na verdade duas cadeias paralelas de estrelas em forma de S . Dominada por um triangulo de estrelas em sua extremidade Leste e uma estreçla mais brilhante na extremidade oposta.
Subo a Magnificação para 120x . (10 mm) . O aglomerado enche o campo . Mas não obtenho muito mais estrelas. A transparencia é muito ruim e o foco dificil. Observo durante alguns minutos e tento me recordar bem do aglomerado. farei um pequeno esboço posteriormente.
Um aglomerado pequeno e sem estrelas muito brilhantes . Porém muito bem colocado para a observação. Ñunca o tinha observado com o Newtoniano . Mas já havia realizado um sketch do mesmo com meu velho refrator. Não chega a se impressionante .  O desnho realizado com o 70 mm foi feito junto a ocular. O outro é uma recordação. De fato se percebe mais estrelas mas o primeiro é mais fiel...
 Não chega a ser impressionante Delicado . Mas é digno de nota. Vale o passeio e é um alvo facil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário