Translate

segunda-feira, 25 de julho de 2011

NGC 2419- O Vagabundo Intergaláctico

Ngc 2419 – O Vagabundo Intergaláctico.





Ngc 2419 é um aglomerado globular com características únicas.

Logo de cara ele repousa na obscura constelação de Lince, uma região quase sem estrelas ao norte de Gêmeos. Esta área é dominada por galáxias e um globular parece bastante deslocado nesta posição distante do centro galáctico. Globulares abundam próximos a Sagitário, Ophyucus e Escorpião. Mas em Lince?

Assim como os cerca de 150 globulares conhecidos Ngc 2419 orbita o centro da galáxia. Mas sua orbita altamente excêntrica faz com que ele demore cerca de 3 bilhões de anos em seu trajeto. No presente momento Ngc 2419 se encontra entre 275.000 e 300.000 anos luz do sistema solar e a aproximadamente a mesma distancia do centro galáctico. Isto é mais distante que duas das galáxias anãs que participam do grupo local (A Pequena e a Grande nuvem de Magalhães). Isto faz dele merecedor de seu titulo: O Vagabundo Intergaláctico.

A melhor maneira de se localizar Ngc 2419 é partindo de Castor (Alpha de Gêmeos). Daí ache Omicron. Ngc vai se encontrar a menos de 5 graus ao norte . A partir daí siga seu atlas e dependendo do seu catalogo estelar você vai navegar utilizando estrelas de 7ª mag. Use seus instintos. O aglomerado vai aparecer de forma sutil com cerca de 100x de aumento. Não é um alvo fácil para pequenos telescópios e um desafio mesmo para telescópios médios. Quanto mais ao norte mais fácil será...


Com brilho de 10.3 mag. e com suas estrelas mais brilhantes brilhando em 17ª mag. não espere resolve-lo mesmo em grandes telescópios. O maximo que perceberás é um centro um pouco mais brilhante.

Não é um alvo fácil e demanda um local escuro e uma noite especial para ser percebido.

Um vagabundo que anda pela sombra. Boa sorte...

Um comentário: