Translate

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Mascara de Bathinov


Na longa caminhada para me tornar um astro fotografo melhor  descobri que um dos maiores desafios que se apresenta nesta missão é você conseguir foco em suas fotos.
Ao apresentar alguns dos primeiros resultados em um fórum de astronomia (Cloudy Nights) fui lembrado disto.
Rod Mollise atestou que os grandes desafios para o astro fotografo são alinhamento polar, acompanhamento e foco.
A idéia de uma mascara Bathinov foi apresentada e logo me interessou. Este é o tópico:
A mascara Bathinov consiste de um disco de material opaco que é colocado sobre a objetiva do telescópio e que possui um padrão  elaborado por seu criador; o astro fotografo amador russo  Pavel Bathinov.  Seu uso foi amplamente divulgado no Cloudy Nights por Dennis Sakva.
Existem outras mascaras utilizadas para o mesmo fim, sendo a Mascara de Hartman a mais famosa. A vantagem da Bathinov é indicar qual a direção em que se encontra o foco. Ou seja, se você se encontra antes ou depois da distancia focal já que o padrão de spikes vai indicar em que direção você deve ir.
O uso e efeito da Mascara pode ser claramente visto Aqui  http://www.spike-a.com/

 O site ainda oferece a possibilidade de comprar uma mascara Bathinov feita sob encomenda para seu telescópio.
Como foi dito o Nuncius Australis pretende realizar astrofotografia do jeito mais difícil. Sempre mantendo os custos baixos...
Então vamos lá.
Como construir uma mascara Bathinov com material facilmente obtido em sua casa e sem gastar nenhum centavo.  Esta foto que me foi apresentada no mesmo tópico me serviu de inspiração.
Primeiro você deve obter um gabarito. Visite este site:  http://astrojargon.net/MaskGen.aspx

  Entre com as dimensões referentes a seu telescópio. Ele vai gerar o tal gabarito.
 O arquivo será  svg. Não se desespere. O Google Chrome vai fazer o truque e abrir a bagaça. O Explorer não. Nem nada que eu possuía na maquina (Photoshop, Image Ready e adobes em geral...).

Imprima o Gabarito e corte o papel em volta dele da forma mais precisa possível. Eu usei a tesoura de minha filha.










Agora cole ele sobre uma cartolina ou um papel mais “encorpado. Serve caixa de cerveja, Pôster, caixa de pizza. Eu utilizei um folder de um evento... Novamente roubei a cola da criança. Lembrem-se: custo zero...







Depois recorte este e deixe uma pequena sobra. Tentem ser precisos e manter as coisas o mais “redondas” e no esquadro o possível.









Com um estilete recorte o padrão que esta no gabarito. Com cuidado... Eu que não nasci para cirurgião e nem dentista consegui...









Depois de uma hora, mais ou menos, você vai ter sua Mascara Bathinov.


Posteriormente pintarei tudo com tinta spray preta.







Eu uso fita crepe para fixá-la no telescópio.

















Depois é só apontar para uma estrela brilhante e obter um foco preciso. Depois trave o focalizador e de seu jeito para centralizar NGC 1947 ou qualquer outra coisa que evidentemente você não vai estar vendo pelo view finder ou mesmo pela buscadora. Retire a mascara.
E boa sorte...

Agora se quiser saber mais sobre o assunto visite este tópico do Cloudy Nights.

Nenhum comentário:

Postar um comentário