Translate

sábado, 31 de maio de 2014

Ngc 3532: A Fonte dos Desejos

     


           Ngc 3532 estaria incluída em qualquer lista de maravilhas celestiais. Tanto ao norte como ao sul do equador. Entre as jóias da família real  austral ela seria uma das coroas.
            Localizado ( este DSO é um outro objeto com problema de gênero...) em uma das mais ricas áreas da Via Láctea e que é compreendida entre a Falso Cruzeiro e  Crux ( o verdadeiro Cruzeiro do Sul)  este belíssimo aglomerado galáctico de 3a magnitude escolta outras maravilhas cósmicas como "A Grande Nebulosa de Eta Carina" (Ngc 3372) e " As Plêiades do Sul"  (IC 2602) .
            Apesar de sua descoberta ser atribuída a Lacaille é quase certo que este brilhante "nó" no rio galáctico seja conhecido desde a mais remota antiguidade.  Apesar de suas estrelas não serem percebidas a olho nu o conjunto da obra é evidente mesmo em céus nem tão escuros. Parece como uma corredeira em um rio. Um estreito  onde a  agua se torna mais veloz.  De volta a Lacaille ele listou o aglomerado como a 10a entrada na classe II de seu catalogo de 1755. E assim ele virou Lac II .10. Ele descreve o aglomerado assim: " Um prodigioso numero de tênues estrelas formando um semi-círculo com 20/25 minutos de arco".
            Posteriormente James Dunlop também inclui o aglomerado em seu catalogo realizado em Paramatta  na Austrália e com um telescópio bem superior as modestas lunetas de Lacaille. Mas sua descrição não faz jus a beleza do cenário. " Um grande aglomerado com estrelas ao redor de 9a  magnitude com uma estrela avermelhada de 7-8a  magnitude ao norte ( nordeste) do centro do aglomerado. Com um formato elíptico e com a estrelas distribuídas de forma bem uniforme. "
            John Herschel ( que adorava esculhambar com o trabalho de Dunlop) definiu o aglomerado  com "Soberbo". " O mais brilhante objeto do tipo que já vi nos céus". William Pickering também teceu comentário bajulador sobre 3532 - O mais belo aglomerado irregular do céu.
            Ngc 3532 é um aglomerado de muitos nomes. Todos justificáveis. O´Meara ( que adora inventar apelidos para DSO´s) diz que um observador australiano apresentou o aglomerado para ele como o " Aglomerado da Almofada de Alfinetes"( Pincushion Cluster) e um outro apelido mais comum é o "Aglomerado Fonte dos Desejos" ( Wishing Well Cluster). Este devido as estrelas esparramadas pelo céu lembrarem as moedas jogadas no fundo da fonte.

            Em um estudo fotométrico realizado nos anos 70 e publicado em 1980 por J.A. Fernadez e C.W. Salgado  os autores a determinam que o aglomerado encontra-se a 490 Parsecs do sol (1600 anos luz) e tem uma idade de 200 milhões de anos . Isto faz dele um aglomerado de idade intermediaria. Estimativas mais recentes dão 300 milhões de anos para o aglomerado. Algo entre M37 em Auriga e o M 44 (400 milhões)   em Câncer. O aglomerado tem a maior parte de suas estrelas mais massivas concentradas na parte central e possui uma massa total de aproximadamente 2000 sóis. Foram encontradas entre 7 e 11 estrelas ( dependendo do autor) que se encontram no ramo gigante ou super gigante do aglomerado. Estas 7 são muito provavelmente membros já evoluídos e realmente pertencentes ao aglomerado.

            Aqui da " Stonehenge dos Pobres" e de sua barbara poluição luminosa Ngc 3532 não chega a ser percebida a olho nu nem como suspeita. Mas com a ajuda de qualquer aparelho ótico ela se revela ( Mesmo meupequeno Binóculo de opera). Na buscadora 10x50 o aglomerado apresenta mais de uma dezena de membros. Com 48X o aglomerado apresenta´se na integra. Cobre todo o campo e percebe-se o colorido do grupo. E também um grande numero de estrelas duplas. Com 120x ele cobre mais de um campo e percebem-se ainda mais duplas. O aglomerado é melhor observado com pequenas magnificações. Ele faz bonito no meu  binóculo15X70 mm.
21 exp.X20 seg. ASA 3200. DSS e PhotoShop CS5. Newtoniano 1200 mm F8
            Ngc 3532 é um belo alvo fotográfico e  com quase 1o por 1o  o aglomerado enche o sensor de minha T3. E apesar de um alinhamento polar feito as pressas e sem nenhum compromisso  consigo um registro que apresenta o aglomerado na integra.
            Ngc 3532 é parada obrigatória em Carina.                                                              
                                                                                           
Outro tratamento. 
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário