Translate

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Astrofotografia, A Lei de Murphy, Shackleton e Clark


                " Qualquer coisa que possa correr mal, ocorrerá mal, no pior momento possível"
                Este epigrama acima traduz a Lei de Murphy. Esta foi elaborada  ( segundo a lenda) pelo engenheiro aeroespacial Edward A. Murphy. Na verdade é uma elaboração do que este disse depois de um experimento a fim de testar a tolerância do ser humano à gravidade -  "Se um homem tem uma chance de cometer um erro ele o cometerá."
                Posteriormente John Stapp , um brasileiro "onacirema",  sintetizou a formula :  " Se alguma coisa pode dar errado, ela dará."
                A fim de testar a verdade da lei parti para Búzios no feriado de Corpus Christi mesmo com uma previsão metereológica "meio nublada". Segundo diversos fontes a noite de quinta para sexta feira apresentaria condições para a pratica astronômica. Segundo o 7 timer (meu site metereológico favorito) a cobertura de nuvens não chegaria a 20% nenhum momento da noite. Depois de uma tarde maravilhosa na Praia de Geribá eu estava com tudo a postos as 18:00 horas. Pouco depois disto pretendia utilizar Theta Carina ( a estrela mais brilhante nas Plêiades do Sul) para realizar  meu alinhamento polar. Enquanto aguardava este momento fazia uma costelinha na brasa para alimentar meu povo. Tudo corria bem , a costela já estava servida e eu pronto para aproveitar o período antes da Lua nascer para encarar um turnê pelo aglomerado de Coma-Virgo em busca de diversas galaxias. Faltando poucos minutos para que Theta cruzasse o meridiano o tempo nubla.  Se não completamente pelo menos o suficiente. E lá se foi a chance de realizar um alinhamento polar preciso.Ponto para Murphy.
                Em Búzios, geralmente,  consigo um alinhamento pelo menos satisfatório ( sem grandes pretensões fotográficas) por aproximação. Basta alinhar a cabeça "quase" transversalmente ao muro.  Depois é só alinhar o Synscan de Mme. Herschel ( minha cabeça equatorial HEQ 5 Pro) para que esta localize ,ou quase, os DSO´s que quero visitar.  Agora Murphy vem sustentar sua hipótese pessoalmente e cada vez que escolho uma das estrelas oferecidas pelo Synscan esta se esconde entre as nuvens. O 7 timer já esta sendo chamado de Gepeto...
                Depois de muita insistência consigo um alinhamento razoável utilizado Acrux e Alpha Centauri. sendo estrelas muito próximas e com Alpha Cen ainda baixa no horizonte o "go-to" não fica uma maravilha. Murphy botando para quebrar.
                Nesta primeira noite e com Marte quase na oposição eu acho que vou ficar apenas pelo sistema solar . Mas mesmo Marte , Saturno e a Lua  parecem estar enconluiados com o tal de Murphy. O seeing péssimo e as nuvens entrando e saindo. Em uma exceção somente para comprovar a regra acabo conseguindo uma captura que ainda que "rústica" pelo menos aceitável de uma Galaxia das mais interessantes e pouco visitada na margem sul de Virgem. Já nas vizinhanças de M 104 . Ngc  4697.

                Depois disto a coisa desanda de vez e Murphy me faz encontrar uma garrafa de White Horse no armário da cozinha.
                Nas noites seguintes o 7 Timer se mostra preciso e o tempo permanece aberto a tarde somente para nublar assim que ameaçasse escurecer.
                Finalmente chega o domingo e o dia desponta radiante. Depois de um tarde inteira de praia chego em casa pronto para desarmar o acampamento e partir rumo a lar. Murphy deixa claro quem é que manda. A noite anoitece limpa e seca.
                Em ato de revolta e disposto a desafiar o engenheiro aeroespacial já falecido  eu tiro o Newton , Mme. Herschel e todos os "queri quéris" necessários para tentar tirar o atraso entre 18:00 e 20:30. Astrofotografia as pressas. 

3228

                Finalmente parece que Shackleton reencarnou e veio  contrariar Murphy.
                O  Lei de Shackleton  diz que " quando tudo parece perdido ainda ha uma chance".  Foi elaborada durante o fracasso mais bem sucedido da exploração humana sobre a terra. Shackleton e sua tripulação naufragaram as margens do continente antártico no ano de 1915. Daí seguiram-se dois anos de aventuras onde tudo parecia perdido. Mas no final voltaram todos sãos e salvos ( um homem morreu de ataque cardiaco) para a Inglaterra.  Parece que a lei de Shackleton foi elaborada pelo fotografo da expedição Frank Hurley. Este não só sobreviveu como conseguiu salvar as placas de vidro emulsionadas que registraram a aventura sem as velar e sem que Shackleton as jogasse fora. Ele parece ter se inspirado nas palavras de seu capitão: " Jamais para mim a bandeira abaixada, jamais a ultima tentativa."   Recomendo que leiam "Endurance: ALendária Expedição de Shackleton a Antártida" e cheguem as suas próprias conclusões sobre a veracidade ou não da Lei de Shackleton.

Plêiades do Sul


3115- Galaxia do Fuso

                A noite aberta e sem tempo para esperar por uma estrela guia para realizar o alinhamento polar e menos ainda para realizar o odioso "método do Drift" monto tudo em menos de 15 minutos.   Quando tudo esta pronto para dar errado realizo um alinhamento de Synscan que nunca tinha tentado.Acrux e Alphard. Boa escolha. Em minutos tenho tudo que peço dentro do campo de minha ocular 25 mm.  Alphard é uma bela estrela avermelhada e a mais brilhante em uma bela área de céu ( Alpha Hydra) . Uma boa escolha para alinhar o go-to.  Shackleton vai dando um pau em Murphy.
                Em uma rápida sucessão consigo abater meu tão necessário 3228 ( o ultimo aglomerado ) Lacaille que precisava refotografar ois tinha perdido as fotos realizadas) , as Plêiades do Sul,  M 64 , Ngc 3115 e creio que M 87. Mas  ainda preciso confirmar esta  e o Astrometry esta fora do ar ha alguns dias. Murphy esta ferido porém não morto.
M 64- Galaxia do olho roxo

                As fotos não são nenhuma "brastemp". Mas são um belo registro da capacidade humana de insistir.
                As nove horas pego a estrada e antes de meia noite estou no Rio. Nenhum trânsito.
                Murphy deve estar dando pulinhos na tumba. E Clark foi cremado.
                A Lei de Clark dizia: " Murphy era otimista".
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário