Translate

domingo, 19 de junho de 2016

Ngc 3228 ,o Duelo Halley - Lacaille e os Pubs Ingleses

             

           Ngc 3228 é um daqueles DSO´s feitos para pequenos telescópios e pouca ampliação. Descoberto por Lacaille  com uma minuscula luneta de 15 mm com 8X de aumento é uma prova da competência visual do Abade.  Em seu catalogo publicado em 1755 esta é a entrada Lac II. 7 .  Sua categoria II nos revela que ele percebeu nebulosidade entre suas estrelas. O incrível feito foi resolver algumas estrelas com tão modesto equipamento...
                "  Um " ajuntamento" de  4 ou 5 estrelas , bem pequeno e bem comprimido".
                Seguindo a tradição do céu austral ele foi posteriormente observado por Dunlop  e este acrescenta e resolve mais alguns membros  em 3228.
                Dunlop nos diz que o aglomerado é "11 Roboris Caroli".  Ou seja ele nos diz que Halley tinha percebido 3228 antes de Lacaille . Mas não sua verdadeira natureza. Ele teria incluído este como uma das estrelas da natimorta constelação de   Robur Carolinum , o carvalho de Charles . Esta se referia ao Carvalho ( uma arvore) que Charles II teria se escondido durante a batalha de Worcester. "O Carvalho Real" ( The Royal Oak).  Charles era patrono de Halley e a homenagem garantiu o seu mestrado.
                Lacaille achava que a constelação criada por Halley desfigurava a grande e antiga constelação de Argo Navis. Em mais um capitulo da rixa entre ingleses e franceses Ngc 3228 acabou por lutar junto aos franceses.  Lacaille resgatou as estrelas roubadas por Halley do navio dos argonautas desmembrando a gigantesca constelação em suas partes e assim nascem Popa , Vela e Quilha e o "Royal Oak" é cortado e se transforma no mastro da constelação de Vela.  E com já falei a estrela 11 da constelação de  Halley vira Lac II 7. 
7X30 segundos ASA 3200 -3X Drizzle no DSS e levels no photoshop.  O alinhamento polar foi feito depois de vistar alguns pubs...
                Ngc 3228 é realmente um pequeno aglomerado que possui pouco mais de 20 membros e localiza-se a 1600 anos luz do sol. Se espalha por modestos 2 anos luz de galaxia.  Suas estrelas nos indicam uma idade de cerca de 40 milhões de anos.


                Localizar Ngc 3228 é um pouco mais difícil do que sua magnitude 6.0 pode levar a supor.   Mas partindo-se de Kappa Velorum utilizando um binoculo ou sua buscadora  ( a estrela mais ao norte do asterismo do falso cruzeiro ) você irá facilmente localizar  a leste - Nordeste a estrela de 3,5 magnitude Phi Vellorum.  Seguindo pouco menos de um campo ( 40) para nordeste você vai se deparar com um pequeno asterismo que recordara o aglomerado de Omicron Vellorum ( O aglomerado da Pequena Cassiopéia) com estrelas em forma de  W ( ou M)  que terá Ngc 3228 aos seus pés. Como nos conta O´Meara irá parecer como uma pequena caixa de joias aos pés da falastrona Rainha da Etiópia ( Cassiopeia) . Isto nos leva até  pomposo apelido do aglomerado na língua Inglesa , The Queen´s Cache Cluster . A tradução é ingrata e nos daria algo como o Aglomerado da Caixa da Rainha... 



                Quanto à nomes parece que o "Carvalho de Charles"  de Halley continua envolvido em controvérsias. Segundo a British Beer and Pub Association (BBPA)  "The Royal Oak" é  o segundo nome mais comum para um  pub na Inglaterra. ( 626 pubs) . Segundo a CAMRA ( Campaign for Real Ale) este é o terceiro (541).  Red Lion é o nome mais comum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário