Translate

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Ngc 752 - Um Antigo Aglomerado em Andrômeda

     
        
        Ngc 752 é um aglomerado aberto atípico e que sofre da “síndrome de vizinhança”. Localizado em Andromeda e não sendo as Plêiades é difícil que alguém vá visitar um disperso aglomerado aberto logo ao lado de M 31, uma das grandes damas da noite. Mas como é de grande valor cosmológico e aparência curiosa recebe tratamento especial em quase todos os catálogos clássicos. Mas é fato que este foi um aglomerado visitado por recomendação. A apresentação deste no “Burnhan´s Celestial Handbook” torna este um butim inevitável.  
                Lá descubro que trata-se de um aberto muito antigo (para os padrões de aglomerados galácticos.) Seu aspecto denota isto. Cobre grande área sem maiores concentrações e parece se dividir em duas metades. A bela dupla Andromedae 56 enfeita a paisagem, mas não é um membro do aglomerado.  Curiosamente a dupla é descrita por Smith no “Cycles of celestial Objects- Vol-2 – The Bedford Catalogue”, mas nenhuma palavra é dita sobre o aglomerado. Burnham ao explicar os motivos que o levou a escrever o seu “Handbook” fala justamente disto: “... Secundariamente, a vasto aumento do conhecimento cosmológico resultou em uma grande mudança dos interesses do amador nos últimos 50 anos. Os livros mais velhos (na verdade o guia tradicional para Burnham é um pouco posterior ao de Smith. Trata-se do Celestial Objects for Common Telescopes de T.W. Webb) concentram-se fortemente em objetos relativamente locais como estrelas duplas e fortes variáveis....”
                A melhor forma de observa-lo foi com minha 40 mm e engloba bem o conjunto da obra. Com a 25 mm é necessário passear um pouco para ver todo aglomerado.
                Esta característica deve explicar como este conjunto escapou a Messier. A “descoberta” de Ngc 752 coube a Herschel.
                Como James Mullaney nos conta em The Herschel Objects and How to Observe Them “dado os estreitos campos (de visão) dos grandes refletores de Herschel é duvidoso que ele tenha visto esta adorável comunidade em toda sua glória.
                Confesso que mesmo conseguindo englobar toda a comuna e mesmo And 56 no mesmo campo não fiquei exatamente de queijo caído. É um obvio aglomerado aberto. Bem disperso, mas ainda evidentemente um aberto.   
                O que faz Ngc 752 uma DSO “obrigatório” é sua idade. Ele forma juntamente com M 67 e Ngc 188 o conselho ancião dos aglomerados galácticos. Confesso M 67 esta mais bem conservado apesar de ser ainda mais velho. (Ngc 188 é provavelmente o mais velho de todos. Nunca o observei) A natureza “muito aberta” de Ngc 752 entrega claramente sua velhice. Ao contrário de globulares cuja as centenas de milhares de estrelas membros exercem mutua gravidade e as mantem bem juntas (tipo os trens da central em horário de rush), aglomerados abertos tendem a se diluir conforme vão envelhecendo. Estrelas nas margens destes vão sendo perdidas devido a puxões gravitacionais de outras estrelas passageiras, nuvens moleculares e de outros aglomerados. Estas estrelas “perdidas” acabam por se mesclar nos populosos braços estelares da Via Láctea e o aglomerado acaba perdendo sua identidade.

                Embora não seja visualmente um “blockbuster” Ngc 752 mostra sua riqueza devido a sua importância cosmológica. Sua população estelar, como demonstrado em seu diagrama H-R ou Diagrama Cor- Magnitude, parece o colocar em um limbo entre os aglomerados abertos e os globulares no que se refere a idade e desenvolvimento evolucionário. Sua estrutura e movimento pelo espaço definitivamente o classificam como um aglomerado galáctico (ou aberto) mas suas estrelas parecem estar evoluindo para um padrão típico apresentado por diagramas HR de globulares. A maioria de seus membros são subgigantes do tipo F as quais residem bem acima da sequência principal e seguem adiantadas ruma a sua fase gigante.
                Estudos recentes calculam uma idade para Ngc 752 de 2 bilhões de anos. Um deles demonstra que entre seus membros já se encontram 18 gigantes vermelhas. O ROSAT detectou 49 fontes de raios X na região do aglomerado sete das quais foram associadas a membros visíveis do aglomerado. Três destes objetos são binarias de curto período, um é uma “blue straggler” e um é uma rápida giradora (rapid rotator). Estas descobertas demonstram claramente que trata-se de um aglomerado que teve tempo o suficiente para seguir diversos caminhos evolutivos para seus membros.

                Localizar Ngc 752 é fácil. Em céus bem escuros ela será uma nebulosidade visível a sudoeste de Almach. (Gama Andromedae), esta mesma uma bela dupla que por si só já vale o passeio. Em locais de poluição luminosa e com uma buscadora ótica de um passo de buscadora para sudoeste e localize 56 Andromedae. Ngc 752 estará lá também. A dupla é evidente na buscadora assim como os membros mais brilhantes do aglomerado.  O aglomerado também é um excelente alvo binocular e acho que gostei mais dele como meu     15X70 mm que com o conjunto Newton (Meu telescópio 150 mm f8) + 40 mm que me dá 30X de aumento.

Um comentário: