Translate

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

M 36 e as Coincidências de Adams

             


              Dezembro foi um mês dedicado ao trabalho. A cada vez mais dura jornada por cada vez menos vil metal me manteve bastante ocupado até o dia 23. Depois disto vieram as festas de fim de ano e o clima na terceira rocha a partir do Sol não colaborou com a já tradicional Aporema do fim do ano. O ano novo se passou e não vi nada de novo nos céus.
                Mas o mundo gira e a Lusitana roda. Assim acabei me deparando com um interessante post de um amigo virtual onde surgiu uma das tão queridas aqui pelo Nuncius Australis “Coincidências de Adams”. Estas são relações que apesar de parecerem relacionadas a coisas muito profundas não tem nada a ver com as leis fundamentais do universo. São assim chamadas devido a uma passagem do livro “Guia do Mochileiro das Galáxias” de autoria de Douglas Adams. Neste post o amigo nos mostra que em um triangulo retângulo onde o cateto maior possui o tamanho da soma do diâmetro da Lua e da Terra e o cateto menor possui o tamanho da terra vai nos levar a uma hipotenusa com o valor de Phi. E voilá:  Proporção Aurea, Fibonacci e outras numerologias se apresentam. Mais uma das “Coincidências de Adams” para minha coleção.

                A Astronomia é cheia delas. A Lei de Titius-Bode é uma das mais famosas e de tão incrível foi alçada a lei. Não é. Outra que desafia as fronteiras do saber é o “Paradoxode Newgear”. Este talvez diretamente relacionado a fase “ponto morto” aqui do blog. O paradoxo nos diz que “Sempre que alguém adquirir algum equipamento de qualquer espécie que permita que este alguém aumente sua capacidade de observar o universo este irá conspirar para que as condições atmosféricas neste determinado local do universo impeçam isto por pelo menos 60 dias terrestres.”
                Recentemente ganhei uma antiga câmera Pentax que veio acompanhada de diversas lentes. Com isto K.O. Newgear já ligou para Murphy. Não bastando isto minha tia me presenteou com um sistema de guiagem para Mme. Herschel (minha montagem equatorial HEQ 5 pro). Esta só vai chegar no final de janeiro. Desta forma não levei quase nada para o réveillon que passei em Itaipava. Espero poder desafiar Newgear com alguma margem de vantagem mais a frente no mês em uma temporada que pretendo passar em Lumiar. Lá será Lua nova e com uma janela maior é sempre possível que as borboletas conspirem a meu favor e eu consiga enganar Newgear e Murphy em alguma noite feliz. Ainda sem o sistema de guiagem as chances serão razoáveis.
                Acho importante frisar que em tempos de obscurantismo crescente que as “Coincidências de Adams” não são de forma alguma relacionadas as “Relações de Tornhill-Scott”. Nestas, fatos como Buzz Aldrin e apocalipse possuírem ambos 10 letras, são prova conclusiva de que a relatividade é uma grande fraude promovida pelos reptilianos.  E que o eletromagnetismo resolve qualquer questão fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais...
                Desta forma, devido a “ Paradoxo de Newgear” e a encontrar perdidas no HD fotos de quase exatamente um ano atrás, cheguei até três belos aglomerados abertos em Auriga que eu não poderia deixar de apresentar de forma mais aprofundada aqui. É evidente que falo dos três aglomerados abertos do catalogo Messier que residem na constelação. E em gesto de solidariedade a Tornhill vou apresenta-los em ordem “numerológica”. Vou começar por M 36. E ao decorrer do mês apresentarei M 37 e depois M 38.  A menos que tenha sorte na viagem para Lumiar.
                Antes de falarmos de M 36 acho interessante apresentar Auriga. Uma das mais antigas constelações e uma das regiões mais ao norte dos céus cariocas onde ainda é possível se perceber alguma coisa em locais de forte poluição luminosa (Bortle acima de 6).

                Auriga (“O Cocheiro” em mapas lusófonos) é uma das 48 constelações listadas por Ptolomeu no século II. Mas sua história remonta ha muito mais tempo. Os primeiros registros de suas estrelas remontam aos tempos da invenção da escrita e assim aos primórdios da História. Na Mesopotâmia. Chamada de GAM a constelação representaria uma cimitarra. Embora existam duvidas de se este titulo se referia a constelação em si ou apenas a sua estrela mais brilhante (Capella).  Já no tempo dos gregos e dos mitos mais bem contados de todos os tempos a constelação, que possui a forma evidente de um pentágono formado pelas estrelas Alpha Aurigae (Capella), Beta Aurigae, Iota Aurigae, Theta Aurigae e a “emprestada” Beta Tauri, esta  passa a representar Erichtonius de Atenas. Este filho de Hefáistos e criado pela deusa Athena. Foi o inventor da Quadriga. Uma espécie de “Ferrari” das carruagens com 4 HP (Puxada por quatro cavalos) de potência. Auriga significa Carruagem. Segundo a lenda inspirada na carruagem de Zeus. Este o colocou no Céu em tributo a sua engenhosidade e feitos heroicos. Não bastasse isto Capella (Alpha Aurigae) representa a cabra Amalthea. Esta foi que amamentou Zeus. Capella significa “pequena cabra”. É a 6a estrela mais brilhante dos céus. Trata-se de um sistema quadruplo.
                Com a Via Láctea cortando a constelação é berço de diversos DSO´s .

                Finalmente M 36....
                Este aglomerado aberto foi descoberto por Hodierna na Ilha da Sicília em 1654. Mas como o Catalogo por este organizado teve uma distribuição ainda menor que “O Sul Profundo” sua descoberta só chegou a publico, de fato, em 1984. Apenas 330 anos depois... E assim todos os guias observacionais clássicos (e mesmo Burnham) indicam La Gentil como seu descobridor no ano de 1749. Messier observou o mesmo em 2 de setembro de 1764 e escreveu: “Aglomerado de estrelas no “Cocheiro”. Com um simples refrator de 3 ½ pés suas estrelas são mal percebidas; o aglomerado não contém nenhuma nebulosidade. 9´ de diâmetro”.
Cerca de um século mais tarde Smyth, em seu Bedford Catalogue (o volume II de seu livro “Cycles of Celestial Objects”) nos dá uma descrição curiosa do mesmo: “Um dispositivo de uma estrela cujo os raios são formados por pequenas estrelas.”  D´Arrest parece ter uma impressão semelhante e diz “extremamente rico e bonito aglomerado. Originando-se do centro muitas estrelas se arranjam em três finas espirais.”
                Observando com o Newton (um refletor de 150 mm f8) com 48 X de aumento ele me recorda uma versão minimalista das Plêiades. Estudos posteriores indicaram que minha impressão era bem correta.
                M 36 é um aglomerado bem jovem como as Plêiades e sua população é bastante semelhante. Mas se encontra dez vezes mais distante há 4300 anos luz.  O aglomerado possui 178 membros confirmados. Sua estrela mais brilhante é uma gigante azul de um jovem tipo espectral B 2. Todos os seus membros mais brilhantes são da classe B e atestando sua juventude não possui nenhuma gigante vermelha em suas fileiras. Algo entre 20 e 40 milhões de anos apenas.


                De locais altos, escuros e mais ao norte M 36 pode ser percebido a olho nu como uma estrela enevoada. Já realizei o feito, mas estava no hemisfério norte e na entrada de um parque nacional muito preservado. Aqui do Rio ele será percebido pela buscadora  (10X50 mm) e irá começar a se resolver. Geralmente parto de Capella e navegando pela buscadora não é difícil perceber M 36. Atenção para não se confundir com M 38 que é bem próximo. Junto ao centro do aglomerado habita uma delicada e fácil dupla: Struve 737.

Nenhum comentário:

Postar um comentário