Translate

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

M 37 : O Melhor Messier de Auriga

          

            Continuando a apresentação dos aglomerados abertos pertencentes ao Catalogo Messier localizados em Auriga (O Cocheiro) chegamos a M 37. Este o único deles fora do perímetro do pentágono que caracteriza a constelação. 
                Os aglomerados Messier em Auriga nos contam uma interessante história.  Até os anos de 1980 eram todos descobertas de franceses. La Gentil tinha descoberto M 36 e Messier tinha descoberto M 37 e M 38. Mas, em um dado momento entre os lançamentos de alguns dos primeiros sucessos da Madonna (ahhhh...os anos 80) que foram “Into the Groove” e “Like a Virgin”, G.F. Serio, L. Indorato e P. Nastasi, publicaram o agora fundamental paper “Hodierna's Observations of Nebulae and his Cosmology” no “Journal of the History of Astronomy, Vol. XVI, No. 45, p. 1-36 (fevereiro de 1985). E pronto ... Todos os abertos Messier em Auriga passaram a ser descobertos pelo até então desconhecido padre siciliano Giovanni Battista Hodierna.  E antes de 1654. Com mais de um século de antecedência sobre nosso caçador de cometas favorito.  Ele o descreve simplesmente como “um local nebuloso”. É difícil saber se ele inclui M 37 em sua categoria de “Luminosae” ou “Nebulosae”. Ele certamente não percebeu estrelas em M 37 com a vista desarmada(Luminosae) mas também é pouco provável que tenha visto algo com auxílio telescópico (Nebulosae) afinal estamos nos primórdios da tecnologia telescópica. É difícil acreditar que Hodierna tenha resolvido algo em M 37 e o que ele de fato viu é matéria de discussão no paper de G.F. Serio.
Mapa de Auriga em  De systemate orbis cometici; deque admirandis coeli characteribus (1654) (Sobre a sistemática do mundo dos cometas e dos admivarveis objetos dos céus)

                Messier redescobriu M 37 na noite de 2 de setembro de 1764. Ele nos deixa a seguinte descrição: “Aglomerado de fracas estrelas a pouca distancia do prévio (M 36); as estrelas são tênues, próximas e contém alguma nebulosidade.”
                Observar M 37 a olho nu é um grande desafio para latitudes mais boreais e através de minha buscadora 10 X 50 mm apenas suas duas estrelas mais brilhantes e ao centro podem ser vislumbradas. Permanece uma impressão de nébula. Smith, demonstrando bem como o interesse astronômico mudou, se refere a M 37 como uma estrela dupla incluída em um aglomerado. E ainda demonstra profundo interesse em outra pequena dupla que também é membro do aglomerado.  Para se resolver o aglomerado é necessário um binóculo de 70 mm ou um pequeno telescópio com pelo menos 30 x de aumento. Telescópios maiores vão mostrar de 40 a 50 estrelas arranjadas em pequenos grupos. M 37 dá uma impressão muito mais concentrada que seus vizinhos M 36 e M 38.


                M 37 é o mais interessante dos aglomerados Messier em Auriga. Com mais de 2000 membros, das quais 150 são mais brilhantes que magnitude 12,5 e com 500 mais brilhantes que magnitude 15 ele apresenta 35 gigantes vermelhas as quais incluem seu membro mais brilhante com magnitude 9,5. Sua estrela mais desenvolvida ainda na sequência principal é uma relativamente jovem estrela do tipo B9. Isto indica uma idade mais avançada que seus companheiros e sua idade é estimada em 500.000.000 de anos.  Sua distancia é alvo de disputa e varia entre 4.300 e 6.700 anos luz. É mais aceito que ele se encontre no limite inferior destas estimativas e com isto ele ocuparia 33 anos luz de universo. Estudos recentes indicam 24 variáveis entre seus membros reais.
                M 37 é, sem dúvida, o mais belo dos abertos Messier em Auriga e quão maior for seu telescópio mais interessante este se torna.



                M 37 se localiza ao leste do ponto central de uma linha imaginaria que liga Mahasim a El Nath (Beta Taurus). Outra opção é iniciar seu “starhoop” a partir de Capella (Alpha Auriga) em locais extrema poluição luminosa. Será um longo caminho e você passará por M 36 e M 38 na jornada. Considero o mais difícil dos aglomerados Messier em Auriga para se localizar. O mesmo passou desapercebido por La Gentil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário