Translate

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Ngc 3324: A Nebulosa Gabriela Mistral


             Ngc 3324 possui a alcunha de Nebulosa Gabriela Mistral. É DSO dos mais charmosos. E é um alvo do meu “Projeto Tudo que Existe”. Apesar do nome ele é mais modesto do que se supõe. O existir é um conceito filosófico bastante amplo. Como sou simpático a Spinoza posso considerar que o existir é uma substancia. E a Substancia não pode ser sem existir. No caso existir é possuir um numero no New General Catalog. Um catalogo de nebulosa que cobre todos os aglomerados e nebulosa conhecidos até 1888.  Levando a filosofia mais a sério Spinoza nos diz (ou diz a um filosofo que não é amigo meu) que o desejo é a mola mestra do existir. Então quando olho pela ocular e quero (desejo) estar percebendo algo com substancia eu vou lá e tiro uma foto (geralmente mais que uma).
                Para ser considerado algo que existe eu devo conseguir fotografar a substancia que confere existência a um DSO. Existem entradas no Catalogo NGC que não existem. Não tem substancia e muito menos matéria. Para a entrada ser considerada basta haver algo registrado. Nada de fotos bonitas ou algo semelhante a arte. Deu pinta, valeu.
                Existem fotos lindas de Ngc 3324. Não é o caso.
           Observar a Nebulosa Gabriela Mistral é fácil. Percebe-la é outra coisa. É um apêndice a grande Nebulosa de Carina. E se perde na paisagem. Algo tipo M43.
O pequeno anexo no meio e abaixo é nosso alvo. 

                Há anos a conhecia, mas nunca a tinha percebido. Um belo dia levei uma foto Da nebulosa de Eta Carina feita com uma lente 300 mm para visitar o “Astrometry” e lá estava ela. Mais uma para o “Projeto Tudo que Existe”.  Na verdade, acho que ela vai merecer uma nova visita e uma foto com o Newton.  Ou não. Se pretendo registrar todo o catalogo Ngc não poderei ser Caxias e possivelmente preciso de um telescópio maior do que o que possuo.
                Ngc 3324 foi capturada durante uma sessão de fotos de sua mais atrativa e famosa vizinha ( Ngc 3372).  Depois disto foi apenas necessário realizar um drizzle de 3X no Deep Sky Stacker e a moça é menos um alvo na auto imposta missão de observar e/ou fotografar todo o catalogo Ngc.
                Gabriela Mistral foi o pseudônimo escolhido por Lucila de Maria del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga.  A escolha foi uma homenagem a seus poetas favoritos: o italiano Gabrielle D´annunzio e o provençal Frédéric Mistral.  Além de poetisa de mão cheia foi também uma educadora, diplomata e feminista extremamente ativa em seu Chile natal. São temas recorrentes em sua obra o amor pelos humildes e sempre demonstrou um amplo interesse por toda a humanidade. Em tempos obscurantistas como o que vivemos poderia ser confundida com uma comunista. Não era. Foi o primeiro escritor latino americano a ganhar o Nobel de Literatura em 1945. Não era, de fato, uma mulher de beleza marcante. Seu perfil realmente recorda ao formato da nebulosa. Um nariz pronunciado e uma testa grande são traços bem característicos...


                Ngc 3324 sendo um objeto extremamente austral não foi incluído em nenhum dos guias observacionais clássicos.  Foi registrado pela primeira vez em 1 de maio de 1826 por Dunlop. É um dos “100 de Dunlop” (Um dos 100 objetos mais interessantes do catalogo de mais de 600 entradas realizado por James Dunlop em 1826 a partir de Paramatta, Austrália). Curiosamente não foi incluída como uma entrada no Guia “Deep Sky companions; The Southern Gems” de O´Meara. Neste ele presentes uma seleção de objetos descobertos pelo “Astrônomo Cavalheiro de Paramatta”. Ngc 3324 é apenas citado rapidamente quando ele trata de Ngc 3293, um belo aberto muito próximo. Acredito que a Nebulosa Gabriela Mistral realmente sofre da “Síndrome de Vizinhança”. Para o observador visual e desatento ela será sempre uma pequena parte da Nebulosa de Eta Carina e não possuirá vida própria.  Dunlop com seu refinado olhar a destaca e esta é a entrada 322 de seu catalogo (D 322). Nesta ele nos diz: “estrela de 7 magnitude envolta em tênue nebulosidade”.  No Ngc a descrição é um pouco mais elaborada: “Bem brilhante, bem grande, irregular brilho tênue. Estrela dupla envolvida.”  É interessante destacar que nenhum destes se refere a um aglomerado embora quase todas as fontes atuais e mapas se referem a Ngc 3324 como um aglomerado. Mesmo em nossa modesta foto pode-se perceber um humilde aglomerado.
Catalogo Dunlop  


                Atualmente Ngc 3324 se confunde com IC  2599. A entrada o Index Catalog é a parte mais sul do aglomerado. Ou talvez como é muito comum no Ngc e no IC antes de sua revisão estes são o mesmo objeto. Um atende pelo aglomerado e o outro pela nebulosidade.  Trata-se de uma região HII localizada a 7200 anos luz de nós a noroeste de Ngc 3372 (A Grande Nebulosa de Eta Carina. É local de intensa formação estelar.
                Achei em varias fontes que Ngc 3324 é também a nebulosa da Fechadura. Mas não são o mesmo o objeto de forma algum. A fechadura se encontra muito mais próxima de Eta Carina ( Uma estrela variável eruptiva e muito temperamental)  e reside quase no centro de Ngc 3372. Já 3324 se encontra vários campos telescópico a noroeste desta. E apesar de parecer ser apenas um apêndice da grande nebulosa Ngc 3324 se encontra quase 2000 anos luz mais distante. Ela é um ente distinto embora no mesmo braço galáctico.


                Espero revisitar Gabriela o mais rapidamente possível e fazer imagens com maior aumento utilizando meu telescópio. Mesmo porque além de ser membro do Projeto Tudo que existe é também membro do 100 de Dunlop e, portanto, parte do material para o novo livro que quero organizar sobre estes objetos e sobre um dos Astrônomos mais injustiçados que conheço. 
                   As fotos que ilustram o post foram realizadas com uma Canon T3 e uma lente Pentax 30 mm ED montadas sobre uma cabeça equatorial HEQ 5 pro. São resultado do empilhamento de 12 fotos com 30 seg. de exposição ISO 1600+ 6 dark frames. Ngc 3324 é um Drizzle 3x sobre uma foto que engloba toda a região de Eta Carina. Após o processo de empilhamento e drizzle foi ainda tratada no Fitswork e no Photoshop.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário