Translate

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

M 38 e o "Capitão Fantástico".


             

              Finalizando a saga dos aglomerados abertos Messier de Auriga cheguei até M 38. Foi uma longa espera... A foto que aqui apresento foi realizada em janeiro de 2016. Portanto passaram-se mais de dois anos entre a captura e a apresentação. Uma injustiça.
                M 38 termina a trilogia em grande estilo. Embora M 37 seja considerado o aberto mais interessante da constelação o meu favorito é M 38. Ele é mais dado e se resolve com menos aumento. O que me garante uma ocular maior e mais comodidade na hora de observar. E “favorito” é muito melhor que “interessante”. Recentemente vi um daqueles filmes que chegam a parecer ter uma lição de vida. E neste um pai, que pratica uma forma bem radical de homescholling e seus filhos educados pelo seu método, “crucificam “uma das irmãs mais velhas quando esta é chamada a descrever seus sentimentos pelo livro “Lolita”, de Nabokov, e declara que este é -Interessante. Esta é considerada uma palavra proibida. Uma “não-palavra”.  O dialogo no filme transcorre da seguinte forma (como sabem defendo que todo aquele que pretender se interessar mais a fundo em astronomia deve aprender inglês. Não há literatura sobre o assunto suficiente na língua de Camões e assim aqui será sem legendas.):
Kielyr: It's interesting.

Rellian: Interesting!

Bo: Illegal word!

Zaja: Dad, Kielyr said interesting!

Ben: Interesting is a non-word. You know you're supposed to avoid it... Be specific.

Kielyr: It's disturbing.

Ben: More specific.

Kielyr: Can I just read?

Ben: After you give us your analysis thus far.

Kielyr: There's this old man who loves this girl, and she's only 12 years old.

Ben: That's the plot.

Kielyr: Because it's written from his perspective, you sort of understand and sympathize with him. Which is kind of amazing because he's essentially a child molester. But his love for her is beautiful. But it's also sort of a trick because it's so wrong. You know, he's old, and he basically rapes her. So it makes me feel... I hate him. And somehow I feel sorry for him at the same time.

Ben: Well done.
                O filme chama-se “Capitão Fantastico” ( é o Ben do diálogo) . Creio já estar disponível para assinantes da Net now. Excelente programa para uma noite nublada.
                De volta a M 38 vou tentar ser o mais especifico possível.
                Como já foi dito trata-se de um aglomerado aberto residente em Auriga e a entrada numero 38 do catalogo Messier.  Esta é a trama ( the plot).
                Aprofundando a "parada" podemos começar dizendo que M 38 é um aglomerado aberto que foi descoberto por Hodierna antes de 1654 e posteriormente redescoberto por la Gentil em 1749. Messier o inclui em seu catalogo em 25 de setembro de 1764. Sua distancia da terra é de 3480 anos luz e sua magnitude aparente é de 7.2.  Segundo  a classificação Trumpler ele é um aglomerado tipo II, 2, r. Ou seja: apresenta um grau de concentração II ( destacado do fundo e com uma pequena concentração central), amplitude de brilho de suas estrelas 2 (moderada amplitude entre o brilho de seus membros) e r implica tratar-se de um aglomerado rico  (com mais de 100 membros).
                Messier o descreve assim: “ Aglomerado de pequenas estrelas em Auriga , próximo a estrela Sigma, pouco distante dos dois aglomerados precedentes ( M36, M37); este é de um formato quadrado e não contém nenhuma nebulosidade, se examinado com um bom instrumento. Sua extensão chega a 15´de arco.”
                Smyth em seu Bedford catalogue ( o segundo volume do clássico “Cycles of the  Celestial Objects”) nos apresenta um descrição bem mais rica e que eu adoraria ter sido capaz de elaborar: “ Um rico aglomerado de pequenas estrelas na coxa esquerda do “Carroceiro”, com um notável par ( nos tempos e Smyth estrelas duplas faziam muito mais sucesso que aglomerados) com uma primaria amarela de 7amag e  B 9 , amarelo pálida; possuindo uma pequena companheira a cerca de 25´´ a sudoeste. Messier  o descreve como uma massa de estrelas de formato quadrangular , sem nenhuma nebulosidade.  Mas é singular que o formato cruciforme palpável não tenha atraído sua atenção .  É uma cruz obliqua com um par de brilhantes estrelas em cada braço e uma mais conspícua junto ao centro; está seguida de uma mais fraca a seguir. O incomum formato do deste aglomerado lembra a sagacidade das especulações de Sir William Herschel sobre o assunto e favorece em muito a ideia de um poder atrativo localizado nas partes mais brilhantes. Apesar de seu formato não ser globular é claro perceber sua tendência a esfericidade...”

                Walter Houston, um século mais tarde, nos diz que “fotografias mostram um início de circularidade, uma característica bastante evidente para observadores visuais. Descrições mais antigas quase sempre mencionam um formato de cruz, a qual parece ser mais evidente em pequenos telescópios. Observando com um refletor de 24 polegadas, em uma noite seca no Arizona, mostrou-me ser o aglomerado de um formato irregular, e o posicionamento das estrelas fez inútil qualquer esforço para se achar uma figura geométrica”.
                Observando com o Newton (meu refletor de 150 mm f8) com 120 X de aumento e mesmo menos sempre me levam a pensar , vagamente, na letra grega Pi (p). Diversos outros observadores parecem ter a mesma impressão.

                Sendo localizado a 3500 anos luz podemos derivar um tamanho de 15 anos luz para M 38. Ele é um parceiro próximo de M 36. Sua estrela mais brilhante (Mag. 7.9) é uma gigante do tipo GO com uma luminosidade de 900 sóis. Víssemos o Sol de lá ele seria uma estrela de 14a magnitude. A gigante já queimou todo seu hidrogênio e deixou a sequencia principal. Isto no aponta uma idade entre 150 e 200 milhões de anos. Ele se encontra cerca de 1000 anos luz mais próximo que seus antecessores no catalogo Messier (M 36 e  M 37).

                Para localizar M 38 calcule o centro do pentágono que caracteriza Auriga. Você vai estar perto tanto de M 36 como de M 38. Com calma e tranquilidade escaneie a região com sua buscadora. Ambos se apresentarão para esta. Com atenção e algum dever de casa você vai saber quem é um quem é o outro.  M 38 é muito mais chamativo e charmoso. E, apesar do nosso Capitão Fantástico, observar os dois em série é um interessante programa para uma noite estrelada.  
 Assim como eu Stoyan defende que M 38 é o mais belo aglomerado da constelação. Vamos contra diversos autores que defendem M 37 como o galã de Auriga.  É uma questão de opinião.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário